Ácido Fólico e o perigo de má-formações no bebê

Ácido Fólico: Você sabia que, na gestação, ele pode ajudar a prevenir os defeitos de Tubo Neural?

A saúde e perfeição física da criança é, sem dúvida, a maior preocupação dos novos papais. E uma das primeiras ações que os pais podem investir para garantir essa segurança é com o Ácido Fólico para evitar problemas com o Tubo Neural, que consistem em defeitos que acontecem quando o tubo neural do embrião não se fecha de forma adequada para formar a medula espinhal e o cérebro.

Toda mulher, desde sempre, ouve que a ingestão do ácido fólico é fundamental na gravidez, mas não sabe bem o porquê. Eis a resposta! Quando o tubo neural não é corretamente fechado na parte de cima, o resultado é a formação de um embrião sem cérebro (anencefalia) e, consequentemente, sua morte certa em poucos dias. Mas quando o tubo neural se fecha corretamente na parte inferior, o resultado é a formação de uma espinha aberta (espinha bífida), com conseqüências na parte inferior do corpo e perda do controle das funções intestinais e da bexiga.

Um outro agravante é que mulheres que já passaram por essa situação com um filho tem uma chance até 10 vezes maior de terem um outro filho com o mesmo problema.

A solução para isso é a mulher que pretende engravidar começar o consumo do ácido fólico antes mesmo da concepção e continuar comendo alimentos ricos em ácido fólico durante o primeiro trimestre da gravidez. Segundo pesquisas feitas na área, essa ação ajuda a prevenir a ocorrência de defeitos no tubo neural.

O ideal é que as mulheres de idade fértil devem tomar no mínimo 0.4 mg de ácido fólico como prevenção.

Apesar das causas que levam a defeitos do tubo neural não serem completamente conhecidas, é constatado que uma grande parte dos casos se deve a uma deficiência na nutrição da mulher. Outras causas seriam motivados por genética ou abuso de drogas. Sabe-se também que alguns remédios, como aqueles usados para controlar convulções, também podem causar defeitos de tubo neural. Isso reforça a necessidade de uma consulta com um médico antes mesmo de engravidar, para verificar os riscos que medicamentos que você supostamente pode estar ingerindo possam causar à sua gravidez.

Em casos ligados à genética, os cientistas descobriram um gene que produz mutações e impede que o tubo neural se feche normalmente. Cerca de 15% dos casos de defeitos do tubo neural são causados por esse gene.

Onde encontrar o ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina B que se encontra em vegetais de folhas verdes, feijão, vágens, fava, brócolis, espinafre, gema de ovo, germe de trigo, carnes magras, fígado, peixe e em suco de frutas cítricas como a laranja e limão.

Porém, estatísticas mostram que mais que 90% das mulheres não recebem essa quantidade de ácido fólico diariamente. As razões são muitas, inclusive o esquecimento, a falta de informação quanto à necessidade e importância do ácido fólico e razões financeiras.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.