Alimentação para grávidas

Durante a gestação, uma alimentação correta e balanceada é fundamental para o crescimento saudável do feto. Além disso, a alimentação correta para gestantes ajuda a manter o peso ideal durante toda a gravidez.

O ideal é fazer em média seis refeições ao longo do dia. Não é indicado ficar tempo demais sem comer nada, pois seu corpo precisa de energia. Também beba bastante água e mantenha o organismo sempre bem hidratado.

Alimentação correta para gestantes

A alimentação deve conter produtos de qualidade, preferencialmente produzidos de forma orgânica e integrais. Coma muita verdura, abuse do agrião, alface, brócolis, couve. Você pode se dar ao luxo de comer uma sobremesa no almoço e no jantar, mas não abuse. Os alimentos mais ricos em ferro, que evitam a anemia, são os vegetais mais escuros como o cheiro-verde, coentro, salsa, hortelã, acelga, agrião, brócolis e couve.

Alimentação para grávidas

Você também precisará ingerir uma boa quantidade de legumes, pois eles possuem os nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu bebê. Vá à feira e compre cenoura, chuchu, repolho, jiló, quiabo, beterraba e abóbora e coma legumes pelo menos duas vezes ao dia.

Não esqueça das frutas. Você pode começar com três ao dia, também nos intervalos das refeições. Tente alternar nos valores nutricionais como, por exemplo, uma laranja, uma goiaba e uma fatia de melancia.

Não deixe de comer feijão. O grão é fundamental para a mamãe e o bebê, pois ele é rico em ácido fólico (assim como nas verduras de coloração verde-escura e frutas). A deficiência de ácido fólico na alimentação da futura mamãe pode causar má-formação do tubo neural do feto. Também inclua na sua lista as ervilhas, lentilhas, soja e grão de bico. Procure comer ao menos uma concha rasa em cada refeição. Arroz e milho também devem fazer parte da sua dieta. Das raízes, invista em batata, mandioca, inhame, cará e batata doce, pelo menos uma porção de alguma delas duas vezes por dia.

As carnes são fundamentais para o desenvolvimento da vida que está dentro de você. Então, pelo menos duas vezes ao dia de um pouco de carne de aves, peixes ou carne bovina. Para evitar anemia devido a falta de ferro, coma fígado, miúdos, rim e coração.

Você não precisa dispensar os pães, eles são aconselháveis pelo menos no café da manhã, ou coma biscoitos, aveia ou fubá. Se não gostar de leite, dê preferência a laticínios como queijos, coalhada ou mesmo iogurte ao menos duas vezes por dia.

O que uma grávida não pode comer

Uma gestante deve evitar os alimentos industrializados e artificiais como os salgadinhos, refrigerantes, balas e doces. Também deve evitar frituras, alimentos gordurosos e o excesso de açúcar, óleo e sal. Além, claro, das bebidas alcoólicas.

A mulher grávida também não pode tomar café e chás freqüentemente, principalmente o chá preto ou chá mate durante ou após as refeições. Eles são ricos em cafeína e podem trazer problemas. Consulte sempre um médico e um nutricionista, que poderão dar orientações sobre quais são os melhores alimentos para grávidas.

38 comentários
  1. Posted by Isabel
  2. Posted by angelina terreza velten alves
  3. Posted by sofia
  4. Posted by Vivianne araujo de oliveira corredoura
  5. Posted by Renata
  6. Posted by Roseli
  7. Posted by tatiane da cruz farias
  8. Posted by naiara
  9. Posted by joyce
  10. Posted by Érica
  11. Posted by marcela
  12. Posted by vanusa viana
  13. Posted by João Carlos
  14. Posted by kelly cristina
  15. Posted by regilene
  16. Posted by paulo alexandre
  17. Posted by carla cristina
  18. Posted by carla cristina
  19. Posted by kátia
  20. Posted by rayane
  21. Posted by wilson cãndido
  22. Posted by sária
  23. Posted by shirley
  24. Posted by maria da gloria dias freitas
  25. Posted by Sandra
  26. Posted by rita de cassia santos
  27. Posted by Jo kosth
  28. Posted by flavia de andrade oliveira
  29. Posted by Suelen
  30. Posted by Suelen
  31. Posted by Nicole
  32. Posted by cristiane pereira
  33. Posted by claudia paz
  34. Posted by Fabiane Aleixo
  35. Posted by Angela Cristina
  36. Posted by luana nogueira
  37. Posted by Mariana Santos
  38. Posted by ANDRE LUIZ

Deixe um comentário