Amamentação

O Leite Materno é a primeira e principal fonte de alimento para o seu bebê, um alimento completo rico em nutrição para os recém-nascidos até que sejam capazes de comer e digerir alimentos sólidos.
Desde o nascimento do bebê, e durante os primeiros meses de vida, o sistema digestivo dele produz sucos que lhe permitem fazer a digestão do leite materno, porém esses sucos ainda não estão aptos a digerir outros tipos de alimentos. Por isso é fundamental que nos primeiros meses os bebês se alimentem única e exclusivamente do leite materno.

A partir dos quatro meses o organismo da criança se torna capaz de tolerar outros tipos alimentos.
A amamentação traz também grandes benefícios para os bebês após os seis meses. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os bebês deveriam ter a amamentação como complemento alimentar no mínimo até o segundo ano de vida.

Isso porque os benefícios da amamentação continuam valendo mesmo para crianças maiores. E tem mais: bebês alimentados no peito lidam melhor com as pressões e dificuldades da infância que bebês alimentados com mamadeira, pelo menos isso é o que sugere uma pesquisa publicada no respeitado Archives of Disease in Childhood.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar dados de 9.000 crianças que foram parte de um estudo realizado na Grã-Bretanha nos anos 70.

As vantagens da amemantação não param por aí. Segundo um estudo feito na Nova Zelândia durante 18 anos contando com mais de 1.000 pequeninos, descobriu-se que as crianças que foram amamentadas eram mais inteligentes e tinham maior sucesso na escola e na universidade do que as que não foram corretamente amamentadas.

Isso comprova que o desenvolvimento psicomotor e social dos bebês amamentados é claramente melhor e resulta em vantagens significantes.

O Leite materno também contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor, por isso é uma boa idéia amamentar o bebê logo após ele ser vacinado, pois isso ajuda a superar a dor, além do fato de que o leite materno reforça a eficiência da vacina.

Leite Materno para crescer

As pessoas estão acostumadas a ouvir que nos primeiros seis meses de vida, o ganho de peso normal costuma ser de, em média, 500g por mês. Já entre os 6 e os 12 meses, o ganho normal costuma ser de cerca de 400g por mês.

Porém esses dados representam apenas uma média. Não devemos levar ao pé da letra uma vez que as orientações da própria Organização Mundial de Saúde são para que o cálculo da Amamentação em relação ao ganho de peso não deve ser muito valorizado, pois os valores de crescimento são variáveis e cada bebê possui um ritmo de crescimento próprio. Cabe a um profissional de saúde avaliar se o ritmo de crescimento é adequado.

O leite materno é um alimento completo e fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida. No leite materno há inúmeros componentes que são importantes para hidratação, proteção e desenvolvimento. No leite da mamãe é isento de contaminação e adaptado ao metabolismo do seu neném. Em sua composição são encontrados anticorpos, leucócitos, macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bifidus e outros componentes importantes para evitar as infecções comuns da infância desde o primeiro dia de vida.

Já foi mais do que comprovado que o leite materno não precisa da complementação, mesmo com água ou com qualquer tipo de chá. Os recém-nascidos amamentados com leite materno são bem hidratados e não precisam de outros líquidos, mesmo com a pouca ingestão de colostro nos primeiros dias de vida.

Leite materno

Em sua composição, o leite materno traz (100ml)

- Tem cerca de 70 Kcal
- Energia - 70 kcal
- Proteína - 1,1 g
- Caseína:albumina - 40:60
- Lipídios - 4,2g
- Carboidrato - 7g
- Vitamina A - 190 mcg
- Vitamina D - 2,2 mcg
- Vitamina E - 0,18 mg
- Vitamina K - 1,5 mcg
- Vitamina C - 4,3 mg
- Tiamina - 16 mcg
- Riboflavina - 36 mcg
- Niacina - 147 mcg
- Piridoxina - 10 mcg
- Folato - 5,2 mcg
- Vitamina B12 - 0,03 mcg
- Cálcio - 34 mg
- Fósforo - 14 mg
- Ferro - 0,05 mg
- Zinco - 0,3 mg
- Água - 87,1 ml
- Sódio - 0,7 mEq
- Cloro - 1,1 mEq
- Potássio - 1,3 mEq
- Rico em Lactose, que inibe o crescimento de microorganismos e impede o aparecimento de infecções intestinais

Então mamãe, não pare de amamentar o seu bebê, pois você o estará protegendo por toda sua vida.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

4 comentários
  1. Posted by MICHELE
  2. Posted by ana
  3. Posted by Carolina
  4. Posted by Noádia Munhoz Pereira

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.