Beta HCG Quantitativo

A menstruação atrasou e pronto: a pulga atrás da orelha já começou a incomodar. "Estou grávida?" Nesse momento, a primeira atitude da maioria das mulheres é procurar uma farmácia e comprar um teste. Se a dúvida ainda se mantém, é necessário procurar um médico para o tira-teima: o exame de sangue, beta, bhCG ou simplesmente exame de gravidez. É ele quem pode dizer com absoluta certeza se há um neném a caminho ou não.

Teste de gravidez

O embrião, quando atinge o útero, produz uma substância chamada de Hormônio Coriônico Gonadotrófico (HCG), o chamado hormônio da gravidez. Esse hormônio faz com que o ovário produza estrogênio e progesterona, e quando esses dois chegam à região do cérebro chamada hipófise, eles dão o "aviso" ao organismo de que a mulher está grávida. Daí então a hipófise para de produzir os hormônios que iriam estimular o ovário para a ovulação, como nos outros meses, e aí o ciclo menstrual é suspenso.

Quando uma mulher está grávida, é o exame de bHCG que dá a certeza da gravidez, e ele costuma dar teste de gravidez positivo no primeiro dia de atraso da menstruação, ou seja, se atrasou a menstruação você já pode fazer o exame de gravidez.

Beta HCG Quantitativo

O Beta HCG quantitativo mostra quanto tempo a mulher tem de gravidez

A única diferença entre os exames de bHCG quantitativo e bHCG qualitativo é que o quantitativo fornece o resultado em valores por mUI/mL etc., enquanto o qualitativo fornece o resultado em positivo ou negativo.

O resultado do beta HCG indica se a mulher está grávida  se o valor for superior a 50 mUl/mL e qual o estágio da gravidez. Quando a dosagem de HCG presente no sangue é inferior a 49.9 mUI/mL, o ideal é repetir o teste após dois ou três dias para um exame conclusivo.

Beta hcg quantitativo valores de referencia

Se você tem em mãos um exame de hCG quantitativo, pode estar em dúvidas quanto aos números. Por isso, segue uma tabela hCG que mostra a evolução do hCG no sangue a partir do momento que ocorre a implantação. Cada laboratório costuma ter seus próprios valores de referência - e você deve sempre consultar a tabela do laboratório, além de obviamente levar o seu exame até o médico, que avaliará corretamente. A tabela abaixo é a mais utilizada pelos laboratórios.

Tabela Beta hCG

Tempo mUI/mL

1 semana 5 a 50

1 a 2 semanas 50 a 100

2 a 3 semanas 100 a 5000

3 a 4 semanas 500 a 10.000

4 a 5 semanas 1000 a 50.000

5 a 6 semanas 10.000 a 100.000

6 a 8 semanas 15.000 a 200.000

2 a 3 meses 10.000 a 100.000

Como fazer a análise do resultado

Resultado (mUI/mL) Situação

Até 49 (mUI/ ml) Negativo

10 a 100 (mUI/ ml) Indeterminado

Acima de 100 (mUI/ ml) Positivo

Mulheres após a menopausa menos de 9.5

4 comentários
  1. Posted by jenifer
  2. Posted by Joyce
  3. Posted by MARIA
  4. Posted by Erica

Deixe um comentário