Calculadora da fertilidade

Aproveitar a época mais fértil do mês para tentar engravidar pode ajudar - e muito - a acelerar a chegada de uma gestação. A calculadora da fertilidade facilita a identificação dos dias em que ocorrerá a ovulação e pode orientar melhor quando as relações devem acontecer ou  ser intensificadas. Quer saber como funciona?

Período Fértil

Toda mulher em idade fértil (a idade fértil vai desde a primeira menstruação até o início da menopausa) apresenta ciclos menstruais mensais, exceto em casos em que alguma disfunção ou doença altere essa condição e suspenda ou desarranje o ciclo. O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias, e dentro desse período, mais ou menos na metade dele, ocorre o período fértil, que é a época do mês em que a mulher tem mais chances de engravidar.

Calculadora da fertilidade

Calcular a fertilidade pode ajudar as mulheres que tem sentido uma certa dificuldade em realizar o sonho de ser mãe. O período fértil tem um "pico", que é chamado dia fértil. Ele acontece mais ou menos na metade do ciclo menstrual (contando a partir do primeiro dia da menstruação daquele mês).

Utilize a calculadora da fertilidade para realizar o sonho da gravidez!

Utilize a calculadora da fertilidade para realizar o sonho da gravidez!

Mas o que acontece no período fértil exatamente? Por que ele é considerado mais fértil que o restante do mês? Chamamos de período fértil a época do mês em que a mulher ovula, ou seja, é nesta fase que um dos ovários libera o óvulo que poderá ser fecundado caso haja uma relação íntima, e é daí que acontece a gravidez. O processo de ovulação é controlado pelo cérebro, pela liberação do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH). Na fase pré-ovulatória, o folículo ovariano sofre diversas transformações estimuladas pela secreção de FSH. A fase da ovulação em si é desencadeada por um aumento na quantidade de FSH e LH liberado pela glândula pituitária, em que o folículo abre um "buraco" para a liberação do ovo. Após a ovulação, o óvulo "passeia" pelas Trompas de Falópio a caminho do útero para que seja fertilizado.

Calcular período fértil

E como calcular período fértil com exatidão? Bom, agora que você já sabe o que é o período fértil exatamente, vamos explicar quando ele acontece e como calcular a chegada dele.

A maioria das mulheres tem ciclos menstruais que variam de 28 a 32 dias, e o período fértil pode ocorrer durante os dias 11 a 21 do ciclo menstrual (não confunda dias do ciclo menstrual com os dias do mês!).

Facilite a chegada de uma gestação

Facilite a chegada de uma gestação

O dia 11 do ciclo pode cair no dia 17 do mês, ou em qualquer outra data. Fique atenta!). O tamanho dos ciclos pode ser ligeiramente mais curto ou mais longo, por isso é importante observar a duração do ciclo durante alguns meses antes de começar a usar a calculadora da fertilidade.

Calculadora da ovulação

A calculadora da ovulação ou calculadora da fertilidade é fácil de ser usada. Se o seu ciclo for regular, ou seja, se do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação ele durar exatamente o mesmo tempo todo mês, basta contar 14 dias a partir do dia que a menstruação descer e você saberá seu dia fértil. O período fértil, ou seja, todos os dias férteis do mês, costumam ser do 11º ao 17º dia do ciclo menstrual (em média, esse não é um cálculo exato) da data que você encontrou fazendo o cálculo.

Agora é só cruzar os dedos e aproveitar!

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

7 comentários
  1. debora silva
  2. dilene
  3. marcela
  4. Rosangela Silva
  5. aline silva
  6. sheila sousa
  7. stefany

Deixe um comentário