Calculadora da ovulação

Nós mulheres somos regidas e comandadas por diversos níveis e tipos de hormônios durante toda a nossa vida. Mas por que isso acontece conosco? Como funciona esse mecanismo tão particular do organismo da mulher? Como funciona a Calculadora da Ovulação?

Antes de mais nada, vamos entender como funciona o ciclo menstrual feminino. Quando nascemos, trazemos conosco até 450 mil óvulos armazenados nos ovários. A partir da  primeira menstruação, que geralmente acontece entre os 10 e os 14 anos, esses óvulos começam a amadurecer e a ser liberados todo mês, um por um.

Na época da menstruação, o óvulo é liberado do ovário e cai nas trompas de Falópio, que o transportam até o útero. Se no meio desse processo o óvulo for fertilizado por algum espermatozoide, ele vai para o útero e começa a se transformar em um bebê. Se a fertilização não acontecer, esse óvulo será eliminado junto com o revestimento interno do útero, o que é a menstruação.

A ovulação é o processo no ciclo menstrual feminino em que um folículo ovariano maduro rompe e libera um óvulo para ser fecundado. É a fase da fertilidade da mulher. E isso que a calculadora da ovulação ajuda a entender.

Calculo da ovulação

O processo de ovulação é controlado pelo cérebro, através da liberação do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo-estimulante (FSH). Na fase pré-ovulatória, o folículo ovariano sofre diversas transformações estimuladas pela secreção de FSH. A fase da ovulação em si, em que a fertilidade feminina atinge seu auge, é desencadeada por um aumento na quantidade de FSH e LH liberado pela glândula pituitária, em que o folículo abre um "buraco" para a liberação do ovo. Após a ovulação, o óvulo "passeia" pelas Trompas de Falópio a caminho do útero para que seja fertilizado.

Calculadora da ovulação

Saiba calcular seu período de ovulação

período fértil ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, mais ou menos 14 dias antes da sua próxima menstruação. Nessa época, o ovário libera o óvulo e esse óvulo vive entre 24 e 48 horas, momento que é chamado de dia fértil de acordo com a calculadora da ovulação.

Alguns sintomas indicam que você está nos dias férteis:

- o muco íntimo fica mais espesso, transparente e com aspecto de clara de ovo
- o desejo pelo parceiro aumenta
- a temperatura corporal sofre leve elevação, ficando entre 0,5ºC e 1ºC mais alta
- o apetite pode ficar um pouco maior
- algumas mulheres sentem dores no baixo ventre ou na região do ovário em razão da expansão do folículo ovariano.

Calculadora da ovulação

Para calcular o período fértil usando a calculadora da ovulação, é preciso entender que o dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação seguinte, sendo que a média é de 14 dias. Portanto, saiba qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtraia 14 dias e ai teremos o dia aproximado da ovulação. Então, se uma mulher tem ciclo menstrual de 30 dias e sua menstruação anterior veio dia 15 de maio, por exemplo, ela deve calcular que sua próxima menstruação será dia 15 de junho mais ou menos, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de junho.

Se você está tentando engravidar, esse é o melhor período para tentar.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

6 comentários
  1. Posted by FABIANA
  2. Posted by bianca
  3. Posted by Tatiane
  4. Posted by Gislaine
  5. Posted by Catarine
  6. Posted by Ghislaine

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.