Calculadora Gestacional

Talvez uma das coisas mais recorrentes durante a gravidez é a contagem do tempo. Quanto tempo falta para o bebê nascer, quanto tempo eu tenho de gravidez, quanto tempo demorou para descobrir a gravidez, quanto tempo amamentando, quanto tempo isso, quanto tempo aquilo... A ansiedade é tanta que tudo gira em torno dele: o tempo. Para saciar nossa curiosidade, existem muitas e muitas opções, que vão inclusive além da gravidez, como a calculadora gestacional por exemplo, que indica qual seria o melhor período para tentar engravidar.

Mas será que existe uma maneira de calcular o tempo de gravidez de maneira correta?

Calculadora Gestacional

Diferente do que estamos acostumadas, a idade gestacional não é calculada em dias ou meses, e sim em semanas. É comum ouvirmos nossos médicos dizerem "agora que você está entrando na oitava semana você vai sentir algumas diferenças...", assim como em exames de ultrassonografia os dados sempre estão disponíveis também em semanas.

Calculadora gestacional

Como calcular quantas semanas de gestação você já tem?

E é justamente a idade gestacional que desperta tanta dúvida em nós. Ela é o tempo, medido em semanas ou em dias completos, decorrido desde o início da última menstruação da mulher grávida. O primeiro dia do último ciclo menstrual ocorre aproximadamente 2 semanas antes da ovulação e cerca de 3 semanas antes da nidação, que é a fixação do óvulo. Ou seja, há uma diferença aproximada de duas semanas entre a idade gestacional e a idade embrionária (considerada a partir da fecundação). Por isso se faz necessário o uso da calculadora gestacional.

Saber a data da concepção é a vontade de dez entre dez grávidas, afinal, sempre temos vontade de saber direitinho tudo sobre o nosso bebê, desde o momento em que ele foi feito.

Além da data da concepção, também queremos saber de quantas semanas estamos, quantas semanas faltam para o nascimento e qual a data do parto. Para isso, é necessário utilizar a calculadora gestacional.

O que é calculadora gestacional? Tratam-se de cálculos que permitem saber aproximadamente informações das fases citadas acima. Dizemos aproximadamente pois nem sempre é possível saber com total exatidão qual foi o dia em que o bebê foi concebido por exemplo, ou seja, qual o dia em que você teve relações e que desta relação foi "feito" o seu bebezinho, então os cálculos nesse caso partem da data da última menstruação. Por exemplo: se você menstruou pela última vez no dia 01 de dezembro e a sua menstruação de janeiro está atrasada há duas semanas, a provável data da concepção é por volta de 15 de dezembro. Com essa data em mãos, é possível descobrir muitas outras informações.

Sabendo da provável data da concepção, você consegue calcular uma média de quanto tempo de gravidez você já tem. Funciona assim: se você contar de forma retroativa, isso é, para trás, da data de hoje até a data de concepção que você encontrou no cálculo anterior, e você saberá de quantas semanas de gravidez provavelmente você está. Por exemplo: a concepção foi em 15 de dezembro e hoje é 15 de janeiro. Isso dá quase cinco semanas, ou seja, você está na quarta semana de gestação. Viu como é simples a calculadora gestacional?

Importante dizer que esses cálculos funcionam como tira teima e mais para matar a curiosidade. A idade gestacional de fato é determinada por meio de exames, bem como a data provável do parto.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

10 comentários
  1. Posted by paty
  2. Posted by leidy
  3. Posted by Ana
  4. Posted by Priscila
  5. Posted by jaqueline
  6. Posted by jamile
  7. Posted by clotilde
  8. Posted by Mara
  9. Posted by rosilane
  10. Posted by Leticia

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.