Calculadora da Gravidez

Quando descobrimos que estamos esperando um bebê, duas perguntas em especial surgem nas nossas cabeças. "Quando engravidei?" e "Quando o bebê vai nascer?" costumam ser datas não muito exatas mas que despertam a nossa curiosidade.

Mas existe alguma calculadora da gravidez que possa nos ajudar a saber pelo menos aproximadamente dessas datas? Essas informações sobre gravidez estão disponíveis para nós?

Calcular gravidez

Existe então uma forma de calcular gravidez, ou seja, descobrir quando o bebê foi feito e quando ele virá ao mundo? Esse cálculo pode não ser tão exato, mas ajuda a satisfazer a curiosidade, não é mesmo? Mas antes disso, vamos entender como funcionam as fases da gestação e saiba tudo sobre gravidez no geral.

Um dia depois da concepção e da fecundação, ou seja, um dia depois que o seu bebê foi feito, seu ovo divide-se, pela primeira vez, e seu bebê não tem peso nem tamanho ainda. Entre a primeira e a terceira semanas, surge o embrião. Durante a quinta semana, o embrião se multiplica em até 40 vezes (como é rápido!). Por volta da 11ª semana de gravidez, começam a desenvolver-se os órgãos íntimo externos, embora ainda seja difícil determinar se é menino ou menina. Em quinze semanas, na pele do bebê começa a aparecer a lanugem, pelos bem finos que desaparecem antes do nascimento. É também nesse período que os bebezinhos começam a chupar o dedo, que coisa fofa!  Com vinte e sete semanas, você já pode ouvir os batimentos de coraçãozinho do bebê, além de já poder saber se é menino ou menina. Em 35 semanas, ou no oitavo mês, o bebê pesa bastante e cresce cada vez mais rápido. Quando chega a 40ª semana, prepare-se: em breve você poderá ver e pegar seu bebê!

Calculadora da Gravidez

Saiba como calcular a data da concepção e do parto

Os cuidados na gravidez devem ser seguidos à risca para que tudo corra bem e o bebê nasça saudável e forte. É importante também cuidar da própria saúde, pois tudo que fazemos nessa fase reflete diretamente no feto que carregamos, então temos que ser sempre conscientes disso!

Bom, sabendo das fases, agora vamos aos cálculos. O jeito mais simples de saber quando você engravidou, mas não muito exato, é tentar calcular qual foi seu período fértile dentro dele o seu dia fértil que pode ter sido a provável data de concepção, tomando como base sua última menstruação antes da gravidez.

Se os seus ciclos menstruais são bem regulares, as chances de o bebê ter sido concebido mais ou menos duas semanas depois do primeiro dia da sua última menstruação são bem grandes. Porém, se você não souber quando foi a data da sua última menstruação, fica bem mais difícil fazer o cálculo.

Bom, sabendo a provável data da concepção, basta contar mais 40 semanas, e então você encontrará a data provável do parto (DPP). Esses cálculos podem ser feitos com exatidão pelo seu ginecologista ou obstetra, e também aparecem no exame de ultrassonografia. Porém, se a curiosidade é muito grande, você pode tentar fazer esses cálculos e depois bater com as datas fornecidas pelo seu médico.

1 comentário
  1. Posted by Regiane

Deixe um comentário