Calcular Periodo Fertil

É possível calcular com antecedência qual será o período fértil?

O ciclo menstrual normalmente está dividido em 2 partes: a primeira parte acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação, e é o tempo que o organismo se prepara para o dia fértil. Quando o nosso organismo está pronto para o período fértil, o ovário produz e libera um hormônio - a foliculina ou estrogênio – chamado de hormônio da feminilidade, que produz os "sintomas" do período fértil.

A segunda parte do ciclo, que acontece depois da ovulação, dura normalmente 14 dias, mas pode ter entre 13 e 16 dias. Ao final desse período, caso não haja fecundação, ocorre a menstruação.

Como calcular o periodo fertil

Qual o período fértil da mulher? Quando a fertilidade feminina alcança sua potência máxima?

O pico do período fértil da mulher ocorre por volta do 14º dia do ciclo, contando a partir do primeiro dia de menstruação. A ovulação ocorre quando o óvulo desce pelas Trompas de Falópio e aguarda para ser ou não fecundado.

Calcular Periodo Fertil

Saiba como calcular corretamente seu período fértil

A duração total do período fértil da mulher é de em média três dias antes da ovulação até três dias após. A razão disto é que os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas dentro do organismo feminino, e o óvulo sobreviver até 48 horas depois da ovulação (em casos excepcionais até 72 horas), a menos que ele seja fecundado.

O organismo de algumas mulheres apresenta sintomas que mostram quando elas estão ovulando. Nesse período, o muco cervical fica com aspecto de clara de ovo, e algumas mulheres também sentem leves cólicas ou dores no abdômen, que costumam surgir no lado correspondente ao ovário que irá expelir o óvulo.

Calculadora do periodo fertil

Para que você consiga calcular o período fértil, primeiro é preciso saber que o dia da ovulação costuma ocorrer de 12 a 16 dias antes da menstruação, sendo que a média de é no 14º dia anterior à menstruação seguinte.

A conta então é a seguinte: sabendo qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtraia 14, e aí então teremos o dia aproximado da ovulação. Por exemplo: se você tem ciclo menstrual regular de 30 dias e sua menstruação veio dia no dia 15 de janeiro, tecnicamente sua próxima menstruação será em 15 de fevereiro, certo? Então subtraia 14 de 15, e o resultado será 1, ou seja, o dia da ovulação será dia 01 de fevereiro, no meio do ciclo.

Os ciclos normais têm uma duração média de cerca de 28 dias, e o pico de ovulação, o dia fértil, acontece normalmente no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação. Quer tentar um bebê? Aproveite esse período então!

4 comentários
  1. Posted by izabela
  2. Posted by carla
  3. Posted by Carolinna
  4. Posted by Paula

Deixe um comentário