Calendário da Gravidez - O que é, tipos e como funciona

Seja a primeira, segunda, terceira gestação, sejamos mães de primeira, segunda ou terceira viagem, sempre a ansiedade nos pega de jeito quando sabemos que seremos mães. Faz parte dessa ansiedade querer saber passo a passo o desenvolvimento do bebê, o que acontece mês a mês, quando ele vai nascer, quanto tempo falta, entre tantos e muitos outros detalhes. Por conta dessa necessidade maternal, surgiu o calendário da gravidez, que possui várias versões e tipos, cada um funcionando de um jeito diferente.

Quer descobrir o que mais combina com você?

O que é o Calendário da Gravidez?

Cada gestação é praticamente uma aventura. A cada semana, dia e hora, mudanças acontecem dentro e fora do nosso corpo, e nosso bebezinho vai mudando de ritmo e crescendo. O calendário de gravidez veio para esclarecer de um modo geral o que acontece mensalmente, semanalmente e até diariamente com o nosso pequenino ou pequenina, e também com o organismo materno.

Calendário da Gravidez   O que é, tipos e como funciona

Descubra como funciona o calendário da gravidez

Como funciona o Calendário da Gravidez?

E como funciona o calendário da gravidez (ou esses calendários, visto que existem diversas variações dele)? Bem, existem pela internet (ah, os tempos modernos! Felizes de nós mamães que temos tanta facilidade a apenas um cliqque, ou alguns cliques) diversos tipos de calendário de gravidez, alguns baseados em métodos antigos, como o calendário chinês e o lunar, e outros mais modernos, em que basta colocarmos dados como o dia da última menstruação, a data da concepção ou a data prevista de nascimento do bebê para que apareça na tela uma tabela completa, com o dia a dia da evolução da gestação, em detalhes. Basta digitar no Google "calendário da gravidez" e pronto: é hora de matar a curiosidade!

Calendário da Gravidez   O que é, tipos e como funciona

Quer saber se é menino ou menina? Use o calendário chinês!

Calendário Chinês da Gravidez

Falando em métodos tradicionais e até mesmo "do tempo da vovó", o calendário chinês é um desses exemplos. Na realidade, ele funciona de um jeito um pouco diferente dos calendários da gravidez comuns: segundo as pessoas que utilizam esse método, é possível saber se o seu bebê será menino ou menina baseando-se em cálculos desse tipo de calendário da gravidez. Não há provas científicas de que ele realmente funciona, mas dá para fazer o teste apenas por curiosidade, não é mesmo?

Calendário Lunar da Gravidez

O calendário lunar da gravidez baseia-se nas fases da Lua para os cálculos da gestante. Vamos explicar: o nosso calendário comum funciona com meses de 30 ou 31 dias (exceto fevereiro). Já o calendário lunar segue os ciclos da Lua, que são de 7 em 7 dias, e que fecham um "mês lunar" com 28 dias. Ou seja, em vez da gravidez durar os nove meses comuns, dura em média dez meses lunares.

Esse calendário da gravidez serve, em geral, para calcular mais ou menos a data em que o seu bebê irá nascer.

Com tantas e variadas opções de calendários da gravidez, dá para brincar e saciar a curiosidade enquanto você não sabe se o bebê será menino ou menina ou quando é a data prevista do parto. Vamos testar?

Deixe um comentário