Calendário Menstrual

Qual a importância do calendário menstrual? O ideal é que toda mulher saiba as datas das suas menstruações pois, além de mostrar o exatamente quando ocorre o período fértil, a marcação correta do fluxo menstrual facilita na hora de dar informações na consulta ao ginecologista, além de fornecer ao médico importantes informações sobre o intervalo, duração, quantidade de sangue perdido por dia, irregularidades e cólicas menstruais. Ele mostra à mulher exatamente como ocorre o seu ciclo menstrual.

Ciclo menstrual

ciclo menstrual é o termo científico usado para denominar as alterações fisiológicas que ocorrem nas mulheres. O ciclo menstrual é regulado pelo sistema endócrino, e é fundamental para os processos reprodutivos. É dividido em fase folicular, ovulação e fase luteínica. Os ciclos menstruais são contados a partir do primeiro dia de menstruação, e ocorrem nas mulheres até a chegada da menopausa. Estimulados pelo estrogênio durante a fase folicular, os sangramentos menstruais abrandam até pararem por completo, e o endométrio do útero fica mais espesso. Inicia-se então o desenvolvimento dos folículos nos ovários. Após vários dias, um ou dois dos folículos tornam-se dominantes, e os restantes morrem. Por volta do meio do ciclo, o folículo dominante liberta um óvulo, fase chamada de ovulação, que é o período mais fértil da mulher e mais propício para que ocorra uma gravidez. Depois deste estágio, o óvulo apenas sobrevive durante 24 horas ou menos caso não ocorra a fertilização, enquanto que os resquícios do folículo dominante no ovário se tornam corpos lúteos e produzem grandes quantidades de progesterona. Estimulado pela presença deste hormônio, o endométrio se prepara para uma possível gravidez. Caso isso não ocorra em aproximadamente duas semanas, o corpo lúteo involui, causando quedas bruscas nos níveis de progesterona e de estrogênio. Estas quebras indicam ao útero o momento para eliminar o óvulo, ocasionando a menstruação e terminando assim o ciclo.

Como fazer o calendário menstrual?

Um calendário comum, de doze meses, é perfeito para fazer o registro do calendario menstrual. Guarde-o sempre junto à você – na bolsa ou carteira.

Como anotar?

Use um traço (/) nos dias de pouco sangramento menstrual. Use um (X) nos dias de sangramento menstrual vermelho, normal. Use um (*) nos dias de sangramento menstrual abundante, tipo hemorragia. Use um círculo em volta do dia em que você teve cólicas menstruais. Use dois círculos se forem cólicas fortes que prejudicaram as suas atividades ou se houve necessidade de uso de medicamentos contra dor para aliviá-las. Veja o exemplo:

Calendário menstrual permite que a mulher entenda seu ciclo

Interpretando estas anotações: a paciente do exemplo teve em outubro uma menstruação que durou oito dias, o fluxo foi intenso e as cólicas menstruais foram fortes.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

51 comentários
  1. josi
  2. FABIANA
  3. simone
  4. judith pereira da silva
  5. Maristela
  6. solange mariano
  7. MARIA DIO
  8. Elizabeth Mansoca
  9. querlane
  10. querlane
  11. valeria
  12. Ticiana
  13. Lara
  14. Pri
  15. rosa
  16. Cristina
  17. mariana
  18. Liomaura
  19. marcela
  20. jessica
  21. patricia
  22. Telma
  23. elaine
  24. anabela gonçalves
  25. taciana
  26. erika cristina graciano
  27. Ruana
  28. pessoa
  29. camyla
  30. camyla
  31. anonima
  32. Luciana
  33. kaylane
  34. tania
  35. tania
  36. leticia
  37. simone
  38. zulmira
  39. ESTER
  40. Ana
  41. Romilda
  42. weryka
  43. Denise lima
  44. roger yuri
  45. Rayllane
  46. Constancia Pompilio Antonio
  47. poliana
  48. Vania
  49. Sezonanda
  50. taisi
  51. tayane

Deixe um comentário