Cisto de Naboth

O útero talvez seja a parte mais cheia de feminilidade do nosso corpo, por gerar a vida e por ser exclusivo do organismo das mulheres. Além de ser tão especial, é um dos órgãos que mais nos dão sustos quando aparece alguma alteração nos exames de rotina, mesmo que descubramos depois que não era nada de grave. Uma dessas alterações que parecem assustadoras à primeira vista são os cistos de Naboth. O que é um cisto de Naboth? É algo grave? Tem cura? Entenda mais aqui sobre esse nobre semi desconhecido de muitas de nós.

O que é cisto de Naboth?

Você vai ao laboratório, pega os resultados dos exames de rotina solicitados pelo seu ginecologista, e um susto: apareceu um tal de cisto de Naboth. O que é isso? Será que você deve se preocupar?

Eu, você e todas as mulheres podem ter cistos de Naboth a qualquer momento da vida. Esses cistos feitos de muco, também chamados de folículos de Naboth, são resultado de uma disfunção uterina que resulta em cistos fixados na parede do útero.

Cisto de Naboth

O que é cisto de Naboth?

Causas do cisto de Naboth

Os tais cistos de Naboth costumam surgir quando as glândulas mucosas ou glândulas de Naboth, localizadas no colo uterino, ficam cheias de secreção devido ao bloqueio no ducto ou passagem da glândula. Conforme estas secreções se acumulam, um cisto arredondado e liso pode formar-se sob a superfície do colo do útero, e essa é a causa do cisto de Naboth. Ele pode ter um tamanho grande, e pode ser visto a olho nu ou sentido ao toque durante um exame ginecológico.

Cisto de Naboth no colo do útero

Cada cisto de Naboth tem as seguintes características: crescem como uma elevação pequena, de cor esbranquiçada, com dimensões que variam entre alguns milímetros e 3 cm de diâmetro. Se assimilam a uma pústula, que são aqueles tumores subcutâneos que normalmente supuram (criam pus e estouram) após alguns dias. Os cistos podem aparecer sozinhos ou em grupos. Eles acometem principalmente as mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas que já tiveram uma ou mais gestações.

Sintomas de cisto de Naboth

E quais são os sintomas do cisto de Naboth? Na realidade, não há nenhum sintoma externo que anuncie a presença destes cistos no nosso colo uterino. Apenas o diagnóstico de um ginecologista pode confirmar ou descartar a existência deles.

Diagnóstico de cisto de Naboth

Durante o exame ginecológico de rotina, o ginecologista pode conseguir visualizar ou apalpar os cistos, que aparecem como um nódulo arredondado, pequeno e liso na superfície do colo uterino. Algumas vezes, um exame colposcópico pode ser necessário pra diferenciar os cistos de Naboth de outras possíveis lesões ou formações.

Cisto de Naboth

Colo do útero sem e com cistos de Naboth

Tratamento para cisto de Naboth

Não há necessidade de tratamento para cisto de Naboth, e eles podem ou não desaparecer por si só. Caso haja necessidade, e quem determina esta necessidade é o seu médico, eles podem ser removidos por meio da eletrocauterização. Esse tipo de procedimento queima os tecidos indesejáveis ou nocivos, e é indicado para a remoção de lesões benignas. A remoção pode acontecer no próprio consultório, caso o médico tenha os equipamentos necessários.

Cisto de Naboth e gravidez

"Tenho cisto de Naboth, posso engravidar?" Normalmente os cistos de Naboth não são empecilho para que uma gravidez aconteça e transcorra normalmente. Eles são benignos, e raras vezes crescem ou se proliferam a ponto de ser necessária uma intervenção médica mais complexa. Se você pretende engravidar e tem os cistos, converse com seu médico para esclarecer todas as possíveis dúvidas em relação ao assunto e se sentir mais segura.

10 comentários
  1. Posted by cristianefnascimento
  2. Posted by cristina da silva
  3. Posted by Claudia Maria Dias
  4. Posted by elisandra
  5. Posted by FLÁVIA RODRIGUES SOARES
  6. Posted by alaine flor
  7. Posted by Maria reis
  8. Posted by maria rosineire camelo Luiz
  9. Posted by maria aparecida gomes
  10. Posted by Gabriele

Deixe um comentário