Cisto de Naboth no Colo Uterino

O aparelho reprodutor feminino é um lugar realmente mágico e encantador em nosso corpo, pois é dele que vem a nova vida de pequenos meninos e meninas. Porém, justamente por essa função tão especial, ele também possui um mecanismo delicado, e está suscetível à várias alterações, das mais simples às mais sérias. Uma dessas tantas disfunções possíveis de ocorrer nessa parte do nosso organismo é o cisto de Naboth no colo uterino.

O nome parece um pouco complicado, mas nós vamos te explicar do que exatamente se trata, como ele aparece e como é o jeito certo de resolver esse problema.

Cisto de Naboth

Só de ouvir a palavra "cisto" você fica apavorada? Então pode se acalmar. Em primeiro lugar, quando esse é o diagnóstico dado pelos exames, está descartada a possibilidade de um tumor maligno, pois cistos são benignos. Claro que dependendo do tamanho e da localização eles podem causar desde pequenos problemas à complicações bastante sérias, mas essa última categoria não é exatamente onde o Cisto de Naboth no colo uterino se encontra.

Cistos de Naboth no colo uterino

Esses tais cistos são formados de muco, uma substância similar a uma clara de ovo (com coloração e consistência variada), fazendo com que o "recheio" seja diferente do de um nódulo, por exemplo, que é preenchido solidamente.

Os cistos de Naboth ficam localizados no colo do útero, e para ficar mais fácil de entender, basta compará-los às espinhas que aparecem em nosso rosto. Logo, eles são como "espinhas" nas paredes do colo uterino. Podem ocorrer em quantidades múltiplas ou serem solitários.

O cisto de Naboth no colo uterino aparece por conta de um entupimento da glândula que produz o muco normalmente, e são bastante comuns de serem percebidos durante o exame clínico feito pelo médico durante as consultas de rotina.

O que significa cisto de Naboth no colo uterino

O cisto de Naboth no colo uterino em si não significa nada de grave ou sério, como muita gente costuma imaginar. Porém ele pode ser um indicativo de que recentemente o útero ou o colo uterino estiveram infeccionados ou irritados.

Quem tem cisto de Naboth pode engravidar?

Se você tem o sonho de ser mãe pela primeira vez ou mais uma vez e descobriu que possui cisto de Naboth no colo uterino, não se preocupe: felizmente essa disfunção não atrapalha a gravidez, não impede a fecundação e não dificulta em nada a realização da sua vontade materna. Fique tranquila!

Cisto de Naboth Imagens

Ficou em dúvida sobre o aspecto que o cisto de Naboth no colo uterino tem? Veja algumas imagens.

Cisto de Naboth no Colo Uterino

Cisto de Naboth no colo uterino é bastante comum

 

Cisto de Naboth no Colo Uterino

Cistos de naboth no colo do útero se assemelham à espinhas

 

Cisto de Naboth no Colo Uterino

E saiba: é importante visitar o ginecologista anualmente para ver como andam as coisas com o seu corpo. Quanto mais cedo são diagnosticadas as alterações, seja lá quais forem, mais facilmente elas serão tratadas e mais rápido você ficará com a saúde perfeitamente em dia.

5 comentários
  1. Posted by Rosani
  2. Posted by rosangela
  3. Posted by herika
  4. Posted by Juliana
  5. Posted by Rosângela Gomes

Deixe um comentário