Cisto no Ovário

Época dos exames de rotina: vamos ao ginecologista, ele nos pede exames de rotina, e nos resultados aparece um cisto de ovário. Depois do susto inicial, entendemos que não há motivo para desespero, porém ter um cisto nos ovários requer cuidados e tratamento, muitas vezes. Vamos entender um pouco melhor sobre esses cistos?

Cistos no Ovário

Uma das primeiras dúvidas é: o que é cisto no ovário? É grave? Tem cura? Bom, vamos lá: o cisto ovariano ocorre com bastante frequência entre a população feminina. Ele tem vários tipos e formas, e cada tipo requer um tratamento diferente, conforme as recomendações médicas. Pode atingir mulheres de todas as idades, e em grande parte das vezes eles são benignos.

Tipos de Cisto no Ovário

Existem diversos tipos de cisto no ovário. Conheça os principais:

Cisto folicular – esse tipo de cisto forma-se quando o folículo ovariano cresce mais do que o normal durante o período menstrual e não ocorre a ruptura normal para liberar o óvulo. Geralmente, os cistos foliculares somem espontaneamente. São chamados cistos funcionais.

Cisto de corpo lúteo – o corpo lúteo surge após a liberação do óvulo de dentro do folículo. Se não ocorre gravidez , o corpo lúteo regride e desaparece. Porém ele pode ser preenchido de fluido ou de sangue e persistir dentro do ovário, sem manifestar sintomas.

Cisto hemorrágico – ocorre quando há sangramento no seu interior e pode causar dor abdominal do lado em que está presente.

Cisto dermóide – este tipo de cisto geralmente afeta mulheres jovens. Trata-se de um tumor benigno, também chamado de teratoma cístico. Este cisto pode conter gordura, ossos, pelos e cartilagem no seu interior.

Cisto no Ovário

Os cistos no ovário podem ser de vários tipos e formas

Ovários com aparência policística – os ovários ficam aumentados e com pequenos cistos presentes na superfície externa do ovário. Pode aparecer em mulheres completamente saudáveis e também em mulheres com doenças endócrinas. Não podemos confundir com a síndrome dos ovários policísticos, que apresenta outros sintomas.

Endometrioma – é formado quando o tecido endometrial (tecido que recobre a parte interna do útero) cresce nos ovários. Quando isto ocorre, a área de tecido endometrial pode crescer e sangrar, formando os endometriomas. Afeta mulheres durante o período reprodutivo e pode causar dor pélvica durante a menstruação.

Cistoadenoma – é um tumor benigno que se desenvolve no tecido ovariano. Pode ser preenchido por material similar a uma cera ou muco e crescer muito, precisando de remoção cirúrgica.

Cisto no Ovário

Ovários Policísticos

Cisto no ovário pode engravidar

Quem tem cisto no ovário pode engravidar? É possível engravidar com cisto no ovário, porém pode ser mais complicado, tudo depende do tipo de cisto, do tamanho, da sua saúde de forma geral. É importante conversar com seu médico caso esteja pretendendo engravidar e já saiba que tem o ovário com cisto.

Ovário com Cisto

Os cistos no ovário são comuns e ocorrem com mais frequência durante a idade fértil da mulher, ou seja, desde que menstruamos pela primeira vez até a chegada da menopausa.

Cisto no Ovario Sintomas

Os sintomas de cisto no ovário costumam não aparecer na maioria dos casos. Quando aparecem, geralmente são dores ou atrasos na menstruação. A dor costuma aparecer quando o cisto ovariano aumenta de tamanho, sangra ou se rompe. Em outros casos, em frequência menor, os sintomas que aparecem são o inchaço abdominal, a dor durante as relações íntimas, náuseas, irregularidade menstrual e a dor pélvica. Isso ocorre tanto no cisto de ovário direito quanto no cisto de ovário esquerdo, ou em ambos ao mesmo tempo.

Cisto no Ovário

Ao surgimento de sintomas, procure seu médico

Sindrome do Ovario Policistico

Os fatores que levam ao desenvolvimento da síndrome dos ovários policísticos são pouco conhecidos, mas sabe-se que há um aumento da produção do hormônio masculino androgênio, e existe uma resistência à insulina. Se não tratada a tempo, a Síndrome dos Ovários Policísticos pode levar a problemas mais graves, como o diabetes. Portadoras da síndrome também tem grande dificuldade para engravidar.

Cisto no Ovario Engorda

Uma dúvida que nos aflige muito é que não sabemos muitas vezes se cisto no ovário engorda. Normalmente, cisto no ovário não engorda, a não ser que sejam ovários policísticos, que causam diversos sintomas, incluindo o ganho de peso. Se você tem um cisto e vem ganhando peso aparentemente sem motivo, procure seu médico.

Tratamento para Cisto no Ovário

O tratamento para cisto no ovário depende de vários fatores. Alguns cistos, como os funcionais, somem por si mesmos na maioria das vezes. Outros precisam de tratamento com hormônios, como anticoncepcionais, e outros ainda requerem cirurgia. Quem pode avaliar corretamente a necessidade de cada uma dessas intervenções é apenas o seu médico, munido dos seus exames. Não utilize remédio caseiro para cisto no ovário ou cisto no utero, pois mesmo que sejam naturais, eles podem agravar o quadro em vez de ajudar.

Cirurgia de Cisto no Ovário

Se houver necessidade de cirurgia de cisto no ovário, o médico pode precisar retirar os cistos ou até mesmo o próprio ovário, dependendo da gravidade e da situação. Os tipos de cirurgia para cistos no ovário são a laparotomia exploradora e a laparoscopia pélvica.

Diferença entre Câncer e Cisto

O tira-teima para saber se o cisto é benigno ou maligno é feito por meio de exames de ultrassom. Algumas características percebidas nesse exame mostram com clareza as diferenças entre cisto e tumor. O cisto simples normalmente é formado por líquido e tem aspecto mais "liso", homogêneo. Já os tumores tem aspecto sólido e considerado anormal.

Surgiu alguma dúvida sobre os cistos? Não perca tempo: procure seu médico.

22 comentários
  1. Posted by camila
  2. Posted by Bianca
  3. Posted by tanyelle costa rodrigues
  4. Posted by camila
  5. Posted by francisca rocha
  6. Posted by Tainá
  7. Posted by Thays
  8. Posted by danielle
  9. Posted by leidy
  10. Posted by kelly
  11. Posted by Roberta
  12. Posted by tamires
  13. Posted by roselia de souza
  14. Posted by olá muito boa noite hj tenho 24 anos. tive cisto no ovario e tive
  15. Posted by evilene fernandes de menezes
  16. Posted by Laiza Guimaraes
  17. Posted by sandra aparecida de oliveira
  18. Posted by rosana
  19. Posted by KATIA
  20. Posted by jessica
  21. Posted by jessica
  22. Posted by marcela

Deixe um comentário