Como congelar o leite materno

Quando a mamãe precisa voltar a trabalhar, o que fazer? Afinal, a criança ainda precisa do leite materno. Congelar pode ser a solução. Leia abaixo como congelar e descongelar o leite materno.

É importante para a mamãe saber que o ideal é começar a armazenar o leite quando o bebê estiver com cerca de dois meses e meio, ou seja, quando há maior espace de tempo entre o horário das mamadas.

Também é importante lembrar que cerca de 2/3 do leite se forma enquanto o bebê mama. Por isso, se você não amamentar, o leite diminuirá e pode até sumir por completo.

Congelando o leite materno

O primeiro passo é lavar bem as mãos com álcool 70%. Também limpe as mamas com água e sabonete.

Depois inicie uma massagem circular nas mamas.

Você deve desconsiderar os primeiros jorros de leite de cada mama. O estímulo deve ser feito em toda a “auréola” (área geralmente amarronzada ou rosada), caso contrário você estará apenas retirando o leite sem estimular sua produção.

Imediatamente depois de retirar o leite, feche o recipiente e coloque-o em água com gelo por 1 ou 2 minutos.

Coloque uma etiqueta no frasco, anotando a data, volume e horário da coleta. Numere o frasco para ajudar.

Guarde na geladeira  na temperatura de 4 a 8º C ou no congelador.
Caso você opte por congelar, deixe espaço no recipiente para o aumento de volume que ocorre com o congelamento

Armazene de 50 a 100 ml para se evitar desperdícios. Jamais guardar o leite na porta da geladeira.

Descongelar o leite meterno

Descongele lentamente, deixando o leite no refrigerador na noite anterior (às vezes o descongelamento é rápido e você pode retirar pela manhã antes de ir ao trabalho, ou coloque na água fria e depois em água morna. Atenção para não deixar a temperatura do leite maior do que a temperatura corporal, que é de aproximadamente 37º C.

Agite o leite apenas quando for dar ao bebê para não prejudicar as proteínas. Jamais usar microondas ou banho-maria. Depois de descongelado, você deve usar o leite dentro do período de 24 horas.

Lembre-se: Durante o período de amamentação beba muito líquido! Os alimentos que podem levar o bebê a ter cólicas (se ingeridos pela mãe) são: Álcool, Café, Chocolates, Brócolis, Couve flor, Feijão, Couves e Repolhos.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.