Como engravidar de gêmeos

Muitas mulheres acalentam o sonho de serem mães de gêmeos. Dois (ou mais) rostinhos angelicais, dois (ou mais) sorrisinhos inocentes, muito amor em dose dupla (ou tripla, ou quádrupla...)! Mas como engravidar de gêmeos? Existe alguma técnica que ajude a dar uma forcinha na hora de conceber duas ou mais crianças?

Como fazer para engravidar de gêmeos

Engravidar de gêmeos é o desejo de muitas mulheres. Não dá para escolher ter gêmeos, mas alguns fatores podem fazer você sair em vantagem na hora de tentar a gravidez múltipla.

Segundo dados de pesquisas médicas, a ocorrência natural de gravidez múltipla é de uma a cada 90 gestações, e é mais comum na raça negra. Com a utilização de técnicas de reprodução assistida, as gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) correspondem a 3,2% das gestações.

Como engravidar de gêmeos

Como engravidar de gêmeos?

Ou seja, com o uso de técnicas artificiais de reprodução, o número de grávidas que esperam gêmeos aumenta cada vez mais, sendo esse um método de como engravidar de gêmeos. Além disso, a predisposição genética também colabora. Mulheres que possuem gêmeos na família tem mais chances de serem mamães de uma dupla (ou um trio, um quarteto...) de bebês simultaneamente.

Gêmeos univitelinos

Os gêmeos univitelinos, chamados também de gêmeos idênticos, estão presentes em 1/3 das gestações gemelares. Essas crianças formam-se quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozoide, divide-se formando dois bebês. Portanto, os gêmeos idênticos sempre terão a mesma carga genética e o mesmo sexo.

Gêmeos bivitelinos

No caso de gêmeos bivitelinos, também chamados de gêmeos dizigóticos ou gêmeos não idênticos, os bebês são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides e podem ou não ter o mesmo sexo. Nesses casos, é como se a mulher tivesse duas gestações se desenvolvendo ao mesmo tempo, com placentas separadas, enquanto apenas de 10% a 15% dos gêmeos idênticos se desenvolvem em placentas diferentes.

Chances de engravidar de gêmeos

As chances de engravidar de gêmeos variam de mulher para mulher, de casal para casal. Mas como engravidar de gêmeos sem precisar recorrer às técnicas de reprodução artificial? Quando já existem casos de gêmeos não idênticos na família, a chance de que haja um novo caso de gêmeos é até dez vezes maior do que em famílias em que não há casos de gestações múltiplas. Se a família da futura mamãe já teve a presença de gêmeos, as chances dela dar à luz à gêmeos não idênticos aumenta bastante, por exemplo.

Como engravidar de gêmeos naturalmente

As gestações de gêmeos aumentaram consideravelmente nas últimas décadas, principalmente no caso de gêmeos bivitelinos. As técnicas de reprodução assistida são as principais responsáveis por esse crescimento.

Mas outros fatores podem ajudar a dar um caminho de como engravidar de gêmeos naturalmente. A idade da futura mãe, por exemplo, pode influir nisso. Segundo alguns estudos, o nascimento de gêmeos parece ser mais comum entre mulheres de 35 a 40 anos, por conta das mudanças hormonais comuns à essa faixa etária. A incidência de gravidez gemelar entre mulheres negras também é mais alta.

Como engravidar de gêmeos

Engravidar de gêmeos é o desejo de muitas mulheres

Também entre mulheres que utilizaram pílulas anticoncepcionais por muito tempo há um número considerável de gestações gemelares, apesar de não haver comprovação científica ligando uma coisa à outra.

E é sempre bom lembrar: evite o uso de preparos naturais com plantas e ervas, mesmo que pareçam inofensivas. Muitas vezes, esses preparos não fazem efeito e, em alguns casos, podem atrapalhar e até impedir que ocorra uma gestação e prejudicar as possíveis maneiras de como engravidar de gêmeos. Quando houver dúvida, sempre converse com seu médico.

Deixe um comentário