Como evitar estrias na gravidez

Sabemos que existem muitas e muitas dicas para evitar estrias na gravidez, mas o que de fato funciona e o que não funciona? Como cuidar direitinho da nossa pele para que as temidas estrias não apareçam durante a gestação, ou, caso elas apareçam, o que podemos fazer para tratá-las?

Estrias na Gravidez

Durante e até mesmo antes da gravidez, a alimentação, os cuidados com a pele, e diversos outros fatores podem contribuir para o aparecimento das temidas estrias, que podem ou não permanecer mesmo depois do final da gestação. Isso nos deixa de cabelos em pé, afinal mesmo sendo algo tão comum de acontecer, as estrias deixam marcas que incomodam esteticamente, e dependendo do local em que elas aparecem fica difícil disfarçar.

Como evitar estrias na gravidez?

Como evitar estrias na gravidez?

Como evitar estrias na gravidez

As estrias da gravidez aparecem principalmente por conta da ruptura das fibras da pele, que é algo muito comum nesse período. Na gravidez, tanto o estiramento da pele como a avalanche hormonal pela qual o corpo da futura mamãe passa são os culpados pelo surgimento delas. E então, como evitar estrias na gravidez e manter a pele bonita e bem cuidada antes, durante e depois da gestação?

Fique de olho no ganho de peso durante a gestação. Além de ser mais difícil perder peso depois, a pele fica mais suscetível às estrias, e por isso esse é um cuidado muito importante a ser observado. Saber o que uma grávida deve comer ou deve evitar já ajuda nesse controle!

Para proteger os seios das estrias, utilize sutiã de sustentação com alças largas. Para a barriga, escolha calcinhas de cintura alta especiais para mulheres grávidas. Além disso, a palavra de ordem é: hidrate! Use cremes com propriedades nutritivas e hidratantes, mas antes converse com seu médico para saber quais substâncias você pode utilizar na pele sem medo. Beba muita água, hidratando o corpo também internamente, o que vai refletir na qualidade da sua pele de um modo geral.

Hidratantes para gestantes

A hidratação na gestação é muito importante, não só por conta das estrias, mas também por causa do ressecamento e fragilidade que podem ser resultado da ação dos hormônios no corpo feminino nessa época. Mas é preciso tomar cuidado: nem todas as substâncias que compõem os cosméticos são permitidas durante a gestação.

Cremes à base de cânfora e ureia acima de 3% estão proibidos. Isso porque a cânfora pode ser tóxica e a ureia tem o poder de atravessar a barreira placentária, podendo prejudicar o feto. Por isso, sempre opte por hidratantes para gestantes, de marcas conhecidas e tradicionais, que oferecem hidratação segura para a pele das mamães.

Beber bastante água ajuda a hidratar a pele de dentro para fora

Beber bastante água ajuda a hidratar a pele de dentro para fora

Creme para estrias na gravidez

Em relação a qual creme para estrias na gravidez escolher, prefira cremes que melhorem a elasticidade da pele, e capriche na aplicação nas áreas mais frágeis, como barriga, seios, nádegas, coxas, cintura e parte interna dos braços. Sempre verifique com o seu médico se o creme que você escolheu para usar não tem nenhuma substância que porventura possa afetar o desenvolvimento do bebê ou sua saúde.

Óleo de amêndoas para estrias

Óleo de amêndoas para estrias na gravidez: afinal, pode ou não pode? Até recentemente, o óleo de amêndoas era uma das principais indicações hidratantes para uso seguro durante a gestação, porém estudos recentes (mas não conclusivos) fizeram a ligação do uso deste produto com partos prematuros.

Apesar de parecer ser um produto inofensivo, é importante conversar com o seu médico antes de iniciar o uso tanto do óleo de amêndoas quanto de qualquer outro hidratante. É mais seguro para você, e, principalmente, para o seu bebê.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

2 comentários
  1. Posted by samaea
  2. Posted by Gabriela Karolina

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.