Como garantir uma gravidez saudável

Quando pensamos em trazer ao mundo uma criança, logo vem o medo sobre os perigos que envolvem uma gestação afinal, todos desejamos conceber uma criança saudável. Como garantir uma gravidez segura e longe de riscos?

Pode até parecer que estamos “chovendo no molhado”, mas é importante que estas informações cheguem ao maior número de pessoas possíveis. Por isso preparamos um guia prático com dicas básicas que podem fazer muita diferença e garantir que você e seu bebê tenham saúde plena no período de gestação.

O Acompanhamento médico na gravidez

O médico do pré-natal será seu melhor amigo durante este período, ele poderá te orientar com exatidão, baseado em seu perfil, sobre tudo o que você pode e não pode fazer, além de detectar com antecedência qualquer irregularidade que poderia se tornar um problema no futuro. Um bom cuidado pré-natal é essencial para a saúde do seu bebê e, quanto mais cedo você decidir mais tempo você terá para estabelecer um bom relacionamento com o seu médico.

A Alimentação correta na gravidez

É preciso que a gestante aumente a quantidade de proteínas e calorias afinal, ela estará comendo por dois. Certas vitaminas e minerais como ácido fólico e ferro são fundamentais. Evite frutos do mar crus, carnes mal-passadas, leite despasteurizado e queijos frescos, pois a ingestão de bactérias pode ser perigosa para o seu bebê.

Em contra partida, oriente-se com seu médico sobre quais vitaminas e suplementos são recomendados para você. Compostos de vitaminas especiais para a gravidez contem uma quantidade maior de ácido fólico, ferro e cálcio, que ajudam no desenvolvimento do bebê e diminuem os riscos de deficiência no sistema neurológico.

Cuidado com o café. Uma ou duas xícaras de café por dia não causam mal ao seu bebê, mas não tome mais do que isso. Muitas pesquisas já indicaram que a ingestão de uma quantidade grande de cafeína pode causar o nascimento de um bebê abaixo do peso.

As Bebidas alcoólicas e o cigarro na gravidez

Qualquer quantidade de bebida alcoólica tomada pela mãe chega ao bebê rapidamente pela corrente sanguínea e através da placenta. Os riscos da bebida alcoólica durante a gravidez são muitos: Há casos de bebês que nascem com deficiência mental e deficiência de crescimento, problemas de comportamento, defeitos faciais e cardíacos.
Existe o boato de que a mulher grávida pode e até deve tomar cerveja preta (caracu) durante a gravidez, mas isso é um boato sem fundamento e que oferece perigo para o bebê. Lembre-se de que o consumo de álcool na gestação é a maior causa de retardamento mental não-genético.

Já no caso do cigarro, por mais difícil que isso seja, a mulher deve parar de fumar a partir do momento que está grávida. Fumantes são mais suscetíveis a abortos ou a dar à luz a bebês prematuros .

Quando bater a vontade de fumar, lembre-se que agora não é apenas a sua saúde que está em risco, mas também a do seu filho. O cigarro aumenta o risco de resfriados, problemas cardíacos, infecções nos ouvidos e no trato respiratório superior e síndrome de morte súbita. Além de tudo isso, o ganho de peso do bebê ainda fica afetado.

Outros problemas relacionados são defeitos na placenta, sangramento vaginal, parto prematuro e até a morte do bebê.

Exercícios na gravidez

Exercitar-se durante a gravidez é fundamental para a manutenção de sua força sem contar que ajuda muito à circulação sanguínea e à respiração.

Estar em atividade é também uma grande ajuda ao seu estado emocional.

Mas evite exercícios que exponham o abdome a potenciais traumas. A maioria dos médicos aconselha evitar patinação, andar de bicicleta ou fazer exercícios bruscos após a vigésima semana, pois a partir dessa data é mais fácil ocorrer uma queda que machuque o útero.

Ande, nade, corra; mas cheque sempre sua pulsação para ter certeza de que ela não está acima de 140 batidas por minuto, por mais de 20 minutos. Isto poderia desviar muito sangue do feto.

Remédios na Gravidez

Eis um caso delicado onde a conversa com o seu médico é fundamental. Só ele poderá te dizer exatamente que remédios você pode ou não utilizar.

Se você toma algum medicamento de uso contínuo , informe seu médico assim que souber que está grávida. Ele poderá avaliar se existe algum risco e, se for o caso, prescrever algum outro tratamento que não traga os mesmos riscos.

Estas são apenas algumas dicas básicas. Lembre-se de que este texto não substitui, nem de longe, uma consulta médica. O pré natal é a maior garantia de que seu bebê venha ao mundo saudável.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

5 comentários
  1. Posted by rafala
  2. Posted by Cristina
  3. Posted by Renata
  4. Posted by Rochele
  5. Posted by ROSE

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.