Como saber se estou grávida antes do atraso menstrual

Sabemos que o mais conhecido, clássico e comum sintoma de gravidez é o atraso menstrual, ou seja, se a menstruação atrasar, as possibilidades de que estejamos grávidas caso tenha acontecido uma relação desprotegida são bem grandes. Mas e se essa suspeita aparecer antes mesmo de que chegue a época da menstruação para que saibamos se o ciclo será suspenso ou não?

Menstruação atrasada

A menstruação atrasada, apesar de ser um dos principais sintomas de gravidez, nem sempre significa que há uma gestação em curso, por isso é importante prestar atenção a outros sintomas. Muitas mulheres são extremamente sensíveis e conhecem tão bem seu corpo a ponto de perceber pequenas nuances e diferenças no organismo que só podem significar que há um bebê a caminho. Mas nem sempre é assim, então precisamos prestar atenção às outras pistas.

Sintomas de Gravidez

É importante ter em mente um fato: os sintomas de gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Na verdade, uma mesma mulher pode ter sinais e sintomas de gravidez completamente diferentes entre a primeira e a segunda gestação, ou ter muitos sintomas na primeira e nenhum na segunda, ou vice-versa, e assim em diante. Além disso, os sintomas da gravidez também podem variar em intensidade, frequência e duração. Por exemplo, enquanto algumas mulheres tem muito enjoo e sonolência, outras tem apenas alguns enjoos fracos e quase não sentem sono. Tudo é muito variável, desde o momento da fecundação até o momento do parto.

Como saber se estou grávida?

Falando em sonolência, esse é um dos primeiros sinais de gravidez nas mulheres antes mesmo da menstruação atrasar. Uma sensação de cansaço que é muito maior do que as suas atividades diárias é um sintoma precoce de gravidez que acontece com bastante frequência, e que pode aparecer já na primeira semana de gestação.

Algumas mulheres também podem apresentar enjoos e vômitos a partir da 2ª semana de gravidez. As rápidas alterações hormonais que ocorrem no organismo da gestante tem grande relevância no desencadeamento desses sintomas.

Também por conta das ações dos hormônios, há o aumento da vontade de urinar. A grávida costuma ir muito mais vezes ao banheiro por conta disso, e esse sintoma aparece bem no início da gravidez.

Além desses sintomas, preste atenção aos outros detalhes que podem, quem sabe, dar o recado do seu corpo dizendo que você será mamãe: inchaço nas mamas, as cólicas e pequenos sangramentos irregulares, o aumento de gases intestinais repentinamente e os desejos alimentares muito específicos.

Como saber se estou grávida antes do atraso menstrual

Na dúvida, faça um teste e procure seu ginecologista

Acho que estou grávida

"É, eu estou com um ou mais sintomas como os descritos acima, e acho que estou grávida". Na dúvida, não espere muito: vá ao seu médico o quanto antes. O ginecologista pedirá um exame de sangue que detectará a presença do hormônio da gravidez para confirmar a suspeita que você tem, ou para verificar que não há gravidez.

Caso você esteja grávida, é importante não ficar enrolando muito tempo. Vá logo ao especialista para que você inicie o quanto antes o pré-natal, cuidando direitinho da sua saúde e da saúde do seu bebezinho.

50 comentários
  1. Posted by cristiane elioterio
  2. Posted by erica
  3. Posted by camila lira do nascimento
  4. Posted by olivia
  5. Posted by izabela
  6. Posted by ana
  7. Posted by janaina
  8. Posted by Leticia silva
  9. Posted by paula pereira da silva
  10. Posted by lilian
  11. Posted by kelly
  12. Posted by Valéria
  13. Posted by Silvia Almeida
  14. Posted by Ana Paula
  15. Posted by MARA FERNANDA
  16. Posted by heidi
  17. Posted by Sah
  18. Posted by Eliane
  19. Posted by patricia lima
  20. Posted by marcia costa pereira patricio
  21. Posted by fabi
  22. Posted by Lua
  23. Posted by Lua
  24. Posted by IANA KARINE CASTRO DAMASCENO
  25. Posted by Regiane garcia
  26. Posted by marluana
  27. Posted by Dielle
  28. Posted by gigi
  29. Posted by Nayane
  30. Posted by Fernanda Andressa Ferreira Silva
  31. Posted by silvia
  32. Posted by thalia
  33. Posted by sindy
  34. Posted by hyndy
  35. Posted by cris
  36. Posted by Kataleya
  37. Posted by Gracielle
  38. Posted by Keke
  39. Posted by mariana
  40. Posted by yasmim
  41. Posted by maria jardelma da silva guilherme
  42. Posted by Diana
  43. Posted by Elaine
  44. Posted by lulu
  45. Posted by dayaneS2
  46. Posted by michele
  47. Posted by July
  48. Posted by cristina
  49. Posted by natasha ramos
  50. Posted by mayara luana