Como usar a calculadora da ovulação

Calcular o dia da ovulação com exatidão pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas de nós, mas, como já explicamos em outros posts, é bem menos difícil do que parece. Para isso, podemos utilizar uma calculadora da ovulação, que nada mais é que o conjunto de alguns cálculos simples que ajudam a chegar na data mais aproximada possível do nosso dia fértil.

O que é a calculadora da ovulação

A calculadora da ovulação, também chamada de calculadora do período fértil, é baseada no Método Rítmico ou método Ogino-Knaus, que geraram a famosa tabelinha.

Este método serve tanto para ajudar a evitar ou a realizar uma gravidez, visto que a sua função é definir o período fértil da mulher. Quem quiser aproveitar para tentar ser mamãe, deve caprichar nesse período. Quem não pretende ter uma gestação neste momento, pode usar para evitar as relações no período indicado pela calculadora da ovulação feminina.

Utilize um calendário junto com a calculadora

Utilize um calendário junto com a calculadora

Como calcular a ovulação

A maioria das mulheres tem ciclos menstruais que variam de 28 a 32 dias, e nesses casos o período fértil pode ocorrer durante os dias 11 a 21 do ciclo menstrual (não confunda dias do ciclo menstrual com os dias do mês! O dia 11 do ciclo pode cair no dia 17 do mês, ou em qualquer outra data. Fique atenta!). Algumas mulheres tem ciclos ligeiramente mais curtos ou mais longos, por isso é importante observar se o tamanho do ciclo é aproximadamente o mesmo durante alguns meses, antes de começar a usar a calculadora da ovulação.

Calculadora da ovulação e tabela dos dias férteis

Se você pretende calcular ovulação para engravidar, a tabela dos dias férteis tem mais chance de funcionar do que quando utilizada para impedir a gravidez. Isso porque, apesar de um pouco menos frequente, as mulheres podem engravidar em outros períodos do mês fora do período fértil. Esse método, se utilizado como contraceptivo, tem uma taxa de falha estimada de 25% ao ano, e de 9% ao ano quando usado perfeitamente, com todos os cálculos feitos corretamente. Portanto, se a sua intenção é evitar gravidez, utilize outros métodos contraceptivos por segurança.

Ah, e muito importante: a calculadora da ovulação não deve ser utilizada como método anticoncepcional no período em que a mulher estiver amamentando seu bebê, pois nessa época o ciclo menstrual, a ovulação e o período fértil podem estar desregulados.

Saiba como usar a calculadora da ovulação

Saiba como usar a calculadora da ovulação

Como usar a calculadora da ovulação

Quer aprender como calcular ovulação e aproveitar este período para tentar realizar o sonho da maternidade? Então vamos lá!

- Conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação e o dia anterior ao início da menstruação que virá no mês seguinte. O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode durar entre 26 e 32 dias.

- Divida o número de dias do seu ciclo menstrual por dois, pois o dia fértil ocorre normalmente na metade do ciclo. Neste dia você estará ovulando, o que aumenta muito as chances de engravidar se tiver relações íntimas no período.

- No dia em que você menstruar, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para obter o seu dia fértil. Por exemplo, se o seu ciclo for de 28 dias e você menstruar no dia 10 de julho, o seu dia fértil será aproximadamente no 14º dia contado a partir deste dia, ou seja, dia 24 de julho.

Com essas dicas, fica mais fácil calcular dia da ovulação, período fértil, dia fértil, e tudo que pode contribuir para que você seja a próxima gravidinha linda!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

7 comentários
  1. Posted by Márcia
  2. Posted by Kawanne
  3. Posted by tatiana cristo
  4. Posted by vera lucia da silva cirqueira
  5. Posted by michelle
  6. Posted by lidy
  7. Posted by Maria

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.