Como usar a Tabelinha para Engravidar

Alguns métodos considerados "naturais", ou seja, que não precisam de auxílio de medicamentos ou outros procedimentos do tipo, podem ajudar a realizar mais rapidamente o sonho da maternidade. Um desses métodos é a tabelinha para engravidar, que requer apenas o uso do calendário mensal. Aprenda como utilizar!

O que é a Tabelinha para Engravidar?

O chamado método rítmico, ou método de Ogino-Knaus, mais conhecido por nós como tabelinha menstrual, é um processo que consiste em estimar a data da ovulação se baseando em cálculos. É usado desde os primórdios da antiguidade, sendo aperfeiçoado em 1930 e finalmente utilizado como conhecemos hoje a partir de 1999. Utilizada frequentemente como método contraceptivo, ou seja, que ajuda a evitar a gravidez, a tabelinha também pode auxiliar a mulher a aumentar as chances de engravidar.

Como usar a Tabelinha para Engravidar

Aumente as chances de ser mãe usando a tabelinha para engravidar

Como funciona a Tabelinha para Engravidar?

Mas se ela serve tanto para evitar a gravidez quanto para conseguir uma gestação, como funciona a tabelinha para engravidar? A tabela menstrual baseia-se no período fértil da mulher, e o período fértil por sua vez é calculado com base no ciclo menstrual. O primeiro dia da menstruação é conhecido como o primeiro dia do ciclo menstrual, e o último dia antes da menstruação seguinte é o último dia do ciclo. Na chamada fase folicular, que se inicia em média no quinto dia após o início da menstruação, o revestimento do útero fica mais grosso, e os folículos no ovário começam a se desenvolver sob a influência de hormônios. Depois de alguns dias um ou dois desses folículos passam a ser dominantes, e os demais folículos morrem. O folículo dominante libera um ovo, e então inicia-se o período de ovulaçãoou o chamado período fértil, que é o que interessa para nós na tabelinha.

Tabelinha para engravidar

Uma maneira fácil de utilizar a tabelinha para engravidar é a seguinte: se o seu ciclo for regular, ou seja, se do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação ele durar exatamente o mesmo tempo todos os meses, conte 14 dias a partir do dia que a menstruação descer e você saberá aproximadamente seu dia fértil, que é o que dá mais chances de conseguir engravidar caso você tenha relações. O período fértil, ou seja, todos os dias férteis do mês, costumam ser os três dias antes e os dois dias depois (em média, esse não é um cálculo exato) da data que você encontrou fazendo o cálculo.

Como usar a Tabelinha para Engravidar

Aprenda a utilizar a tabelinha para engravidar

Como fazer a Tabelinha para Engravidar?

Quer aprender a usar a tabelinha? Então siga os passos!

- Conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação e o dia anterior ao início da menstruação que virá no mês seguinte. O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode durar entre 26 e 32 dias.

- Divida o número de dias do seu ciclo menstrual por dois, pois o dia fértil ocorre normalmente na metade do ciclo. Neste dia você estará ovulando, o que aumenta muito as chances de engravidar se tiver relações íntimas no período.

- No dia em que você menstruar, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para obter o seu dia fértil. Por exemplo, se o seu ciclo for de 28 dias e você menstruar no dia 10 de julho, o seu dia fértil será aproximadamente no 14º dia contado a partir deste dia, ou seja, dia 24 de julho.

Tabelinha para Engravidar é confiável?

Usada tanto como método preventivo quanto conceptivo, ou seja, servindo tanto para prevenir a gestação quanto para aumentar as chances de ser mamãe, a tabelinha funciona em muitos casos para quem deseja engravidar, mas conseguir realizar o sonho de ser mãe depende de diversos outros fatores também. Cuide da sua alimentação, da sua saúde, e não hesite em procurar um ginecologista caso sinta que está tendo dificuldades para realizar o seu sonho de ser mãe. Boa sorte!

5 comentários
  1. Posted by daiane lima
  2. Posted by manu
  3. Posted by ana catarina
  4. Posted by rosane
  5. Posted by Romilda

Deixe um comentário