Condiloma Acuminado

O HPV (papilomavírus humano) em algumas vezes é uma doença silenciosa, não manifestando no homem qualquer sintoma físico perceptível. Porém, nos outros casos, o papilomavírus desencadeia um sintoma transmissível (DST) que é muito típico e comum do HPV: as verrugas íntimas. Chamadas de condiloma acuminado, as verrugas incomodam e são esteticamente desagradáveis. Elas acometem tanto homens quanto mulheres infectados pelo vírus do HPV.

O que é condiloma acuminado

Mas o que são os condilomas? Essas verrugas significam algo grave? Por que essas lesões aparecem?

Primeiro, vamos entender o que é o condiloma acuminado. Também chamado popularmente de verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, ele é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV conhecido, e alguns deles podem inclusive ser causadores de câncer, principalmente no colo do útero (na mulher).

Condiloma Acuminado

Vírus do HPV causa o condiloma acuminado

Porém, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer, inclusive em alguns casos ela sequer manifesta sintomas visíveis como o condiloma acuminado, o que pode fazer com que o homem ou a mulher acabem transmitindo o vírus aos seus parceiros . O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero relacionadas ao HPV e deve ser feita de rotina por todas as mulheres, tanto para sua própria proteção quanto para evitar a contaminação do parceiro.

Sintomas condiloma acuminado

Como ocorre a infecção pelo HPV vírus e pelo condiloma acuminado? A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis, que aparecem em conjuntos de várias delas, uma ao lado da outra, lembrando o aspecto de crista de galo. Tanto no homem quanto na mulher, elas podem aparecer em toda a região íntima - nos órgãos e na região dos órgãos. Em alguns casos, as lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Porém como dissemos anteriormente, tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

A principal forma de transmissão do vírus é por meio das relações íntimas. Mesmo que a pessoa infectada não apresente quaisquer sintomas, como a presença das verrugas, existe o risco de contágio, e quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso de preservativo durante as relações geralmente impede a transmissão do vírus, que também corre o risco de ser transmitido para o bebê durante o parto.

Tratamento condiloma acuminado

Logo que você notar que existe a presença de verrugas na região íntima, procure imediatamente o seu médico e não tenha relações íntimas enquanto você não estiver curado.

O tratamento da verruga do HPV foca o desaparecimento do condiloma acuminado por meios cirúrgicos (as verrugas são removidas por bisturi e o local da ferida é cauterizado), imunoterápicos como Imiquimod ou Interferon, ou com medicação de uso tópico, como o ácido tricloroacético e a podofilina. Seja qual for o tratamento, apenas o médico pode indicar ou executar.

As verrugas do HPV podem voltar em outros momentos da vida, no mesmo lugar de antes ou em outro local. Isso pode acontecer entre 4 e 84% dos indivíduos acometidos.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

5 comentários
  1. Posted by gessica ferreira vieira
  2. Posted by Bianca
  3. Posted by Lauro
  4. Posted by Alaine
  5. Posted by Miguel Soares

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.