Cuidados com recém nascido

Ter um recém nascido em casa gera muita dúvida, ansiedade e medo de fazer coisas erradas, afinal, trata-se de uma criança muito frágil e indefesa, totalmente dependente dos cuidados dos Pais.

Mas com o tempo, papai e mamãe vão pegando o jeitinho de segurar no colo, dar banho, trocar fralda e tudo mais. É um processo natural e importante no desenvolvimento das crianças e dos pais também, afinal, ali os vínculos afetivos começam a ser criados.

Choro

Talvez os momentos mais tensos sejam quando a criança está chorando e não sabemos identificar o motivo. Papais e mamães logo percebem que o choro é o único canal de comunicação que um bebê possui – e ele vai utilizá-lo com freqüência, sempre que quiser alguma coisa ou quando houver algo o incomodando. Um choro de recém nascido pode significar fome, fralda suja, frio, dor, calor, desconforto, cólicas, incômodo com algo, simples irritação, excesso de barulho, excesso de luz ou até mesmo sono.

Cólicas

Se você desconfiar que seu neném está com cólicas, o que é muito comum nas primeiras semanas de vida da criança, saiba que simpatias e medicamentos não adiantam muito. Na verdade, medicar a criança por causa de cólicas pode ser muito perigoso, pois isso pode acabar causando uma intoxicação. Como as cólicas infantis fazem parte do processo de amadurecimento do sistema digestivo do bebê, o melhor remédio que a mamãe pode dar para aliviar as dores da criança é o leite materno. Outras medidas que são válidas são: aquecer a barriga do bebê ou aconchegá-lo na posição fetal, que é confortável pra ele.

Alimentação

Quanto à alimentação do recém nascido, não é aconselhável dar nem água e nem chá para o recém nascido. O leite materno é tudo o que ele precisa para saciar a fome e a sede. O leite materno nutre, hidrata e acalma, tornando totalmente desnecessária a ingestão de água ou qualquer outro líquido.

Dar chá ao bebê é uma péssima ideia porque a maioria dos chás possuem estimulantes, deixando o bebê mais agitado. Alimentar o bebê com chá adoçado com açúcar piora a situação, pois o açúcar pode fermentar e causar cólicas no recém nascido.

Segurando criança

Outro problema enfrentado principalmente pelos desajeitados papais é a posição correta para segurar um recém-nascido. O principal cuidado deve ser tomado com a musculatura do pescoço, que em bebês é pouco desenvolvida. Para isso, apóie bem a cabeça e as costas do bebê, encaixando a cabeça na dobra interna do cotovelo. É importante saber que a pessoa carregando um bebê recém nascido nunca deve fazer movimentos bruscos, nem apertar ou bater a parte superior da cabeça da criança, a famosa moleira.

Banho

É importante verificar a temperatura da água com a parte sensível do seu braço. Se estiver morna, coloque o bebê ali sem receio. A temperatura ideal para a criança é em torno de 36 ºC. Se o bebê chorar ao entrar na água, não se preocupe, isso é normal. Crianças tão novas costumam se assustar nessa hora.

Eructação

Eructação é um nome estranho que significa simplesmente “arroto”. Sim, aquele arroto que o bebê solta depois de mamar. Ele é importante para o conforto do bebê, mas nem sempre ele acontece.

A mamãe tem que ajudar o bebê a arrotar porque quando ele mama, acaba engolindo um pouco de ar, que deve sair para o bebê dormir, caso contrário, este ar vai incomodá-lo até sair por meio da regurgitação.

Para evitar isso, a mamãe deve deixar o neném deitado de barriga sobre o tórax e dar uns tapinhas muito leves nas costas.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Posted by Cleyton

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.