Cuidados na Gravidez

A vida muda a partir do momento em que uma mulher descobre que está grávida. Do momento em que o papel com o resultado positivo chega às mãos, diversos cuidados devem ser adotados na maneira de viver da gestante. Os abusos – de qualquer tipo – devem passar longe e tudo, da alimentação aos medicamentos, devem ser revistos.

Vamos dar uma repassado no básico dos cuidados de uma gravidez – cuidados estes que levam uma gestação a ser mais segura e saudável. Vamos lá!

Alimentação na gravidez

Em cada fase da gestação, o alimento que a grávida escolher é fundamental para a formação do bebê, pois ele tem em você, gestante, a sua única fonte de nutrientes nesse período. Uma responsabilidade grande não?

Por isso, além de uma alimentação balanceada, é importante fazer a correta distribuição das refeições durante o dia. A mulher grávida deve fazer, de preferência, várias refeições ao dia. Assim ela vai diminuir o aparecimento daquela incômoda azia e dos problemas digestivos, que são bastante comuns na gravidez.

Cardápio para gestantes

É primordial, nos três meses iniciais de gestação, o consumo do ácido fólico, que é facilmente encontrado em carnes de animais jovens, fígado, aspargos e espinafre, Mas de qualquer maneira o acompanhamento médico é fundamental, uma vez que algumas mulheres precisam de uma dose maior de ácido fólico e isso só pode ser conseguido com medicamentos.

Ao segundo trimestre, o foco passa a ser ferro e cálcio, que você pode encontrar em alimentos como carne vermelha, feijão, leite e verduras de folha escura.

Já no terceiro trimestre é importante para o consumo da gestante as fibras e frutas. Lembrando sempre que é recomendado à mamãe fazer ao menos seis refeições balanceadas por dia, beber no mínimo seis copos de água e, evitar a todo custo, a idéia de “comer por dois”, que não passa de um mito que pode levar a gestante a engordar, prejudicando seu bebê e dificultando o parto.

Uma gestante saudável esperando um único bebê deve engordar, em média, 400g por semana de gestação, não muito mais que isso.

Ainda no campo da alimentação, a gestante deve evitar alimentos como a cafeína, presente não só no café, mas também no chá-mate e no chá preto. Ainda é recomendável evitar bebidas à base de cola e chocolates.

Não precisamos dizer que o tabaco, que contém substâncias que podem ser prejudiciais à mamãe e ao bebê, também deve ser evitado. Já as bebidas alcoólicas podem causar alterações morfológicas e funcionais no bebê, o que constitui a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Exercícios físicos

O melhor a fazer, a partir do momento em que se descobre a gravidez, é suspender os exercícios físicos para não correr o risco de cometer exageros. Pelo menos até o momento em que você tiver acesso a um instrutor especializado em gestantes, que pode te orientar sem riscos. O ideal é praticar atividade física leve e ingerir carboidratos na refeição anterior à prática.

Animais
Evite deixar seu animal de estimação entrar nos quartos e banheiros do casal e do bebê.

Estresse na gravidez

O estresse pelo qual a grávida passa também pode ser sentido pelo bebê. Dentro do útero, o bebê é submetido aos mesmos fatores estressantes que podem agredir física ou psicologicamente essa gestante.

O aumento da pressão arterial, taquicardia, insônia e alterações digestivas, alterações físicas causadas pelo estresse,podem interferir de forma prejudicial no desenvolvimento do bebê.

Vacinas para uma gravidez segura

Nem sempre é possível, mas o ideal é a mulher se preparar para engravidar, pois no planejamento estão as vacinas que compõe uma gravidez mais saudável e segura.
Entre as vacinas que devem ser tomadas para que a gestante assegure que não terá determinados problemas, eliminando alguns riscos para si e para o bebê, estão a vacina anti-tetânica, a vacina anti-rubéola, a vacina anti-hepatites e a vacina anti-HPV.

Você pode saber mais sobre essas vacinas no artigo Vacinas na Gravidez.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.