Curetagem Uterina

O que é a curetagem uterina e em que casos ela é necessária? Engravidar após curetagem: até onde isso é possível? A recuperação da curetagem uterina é difícil? Muitas são as dúvidas que rondam esse procedimento que, por ser associado ao aborto, pode parecer um tabu para algumas mulheres. Porém, é importante saber como funciona e quando é necessário recorrer à curetagem, afinal uma mulher bem informada sobre o universo da saúde feminina vale por duas!

O que é curetagem uterina?

A curetagem uterina tem como função principal realizar a remoção de restos de tecido fetal ou material placentário e endometrial em caso de aborto incompleto.

Ela tem como função principal limpar os resíduos que ficam no útero, e é necessária quando existem complicações após um aborto, tais como a não expulsão espontânea do feto, entre outros. Também é utilizada para coletar material uterino para análise patológica.

Entenda como funciona a curetagem uterina

Entenda como funciona a curetagem uterina

Procedimento de curetagem uterina

A curetagem consiste em introduzir o instrumento cirúrgico denominado cureta, dilatando o colo do útero, e com a cureta raspar as paredes internas do útero para retirada de um pedaço do próprio tecido da região para análise, ou então para retirar restos da placenta, endométrio ou de um feto. Este procedimento é geralmente realizado sob anestesia raquidiana ou sedação venosa e requer repouso da mulher nos 2 primeiros dias após sua realização. Recomenda-se que as relações íntimas sejam suspensas no primeiro mês para que haja tempo do tecido se recuperar.

Curetagem uterina repouso

Qual é o tempo de repouso após curetagem? Geralmente, e correndo tudo bem, a paciente recebe alta algumas horas após o procedimento. Algumas mulheres já retomam sua rotina (trabalho, estudos, casa, etc.) após 24 horas de repouso. Em casos que inspiram um pouco mais de cuidado, há a necessidade de repouso de até três dias.

Curetagem uterina recuperação

A recuperação após a curetagem uterina não é trabalhosa, e é importante obedecer os períodos determinados pelo médico para que não ocorra uma infecção ou qualquer outra complicação.

Após o procedimento de curetagem uterina, é essencial respeitar os períodos de repouso, sejam eles de 24 horas ou de alguns dias. Além disso, convém evitar relações íntimas durante um período, para que o útero consiga se recuperar a contento. A mulher deverá estar atenta ao aparecimento de febre, persistência de cólica abdominal intensa ou duradoura, ou o surgimento de sangramento íntimo intenso. Qualquer um desses sinais pode significar infecção pós curetagem, então é importante estar de olho e procurar urgentemente seu médico caso isso ocorra.

Saiba quanto tempo após a curetagem você pode engravidar novamente

Saiba quanto tempo após a curetagem você pode engravidar novamente

Gravidez após curetagem uterina

E a gravidez após curetagem uterina, como fica? Será que é mais difícil engravidar depois de curetagem? Se a curetagem foi necessária por conta de um aborto, natural ou não, o tempo de espera para engravidar após o procedimento é de seis meses a um ano. Mas por que esperar tanto tempo? É que antes deste período o tecido endometrial pode ainda não estar cicatrizado adequadamente, aumentando o risco de hemorragias e até mesmo de um novo aborto espontâneo.

Já se a curetagem foi feita para fins de diagnóstico, apenas como um exame, o tempo de espera é de em média um mês.

Lembre-se: apenas seu médico pode dizer com exatidão quais são os períodos de repouso e pausa para engravidar após uma curetagem. Esse tempo varia de mulher para mulher, e o que serve para uma nem sempre é o ideal para outra.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

68 comentários
  1. karol
  2. maria
  3. Marcia
  4. Edilaine
  5. Alesandra Rodrigues
  6. Lidiane
  7. jaqueline
  8. Gabriela
  9. marcia
  10. Alexandre
  11. Elaine martins
  12. Lidiane
  13. maria
  14. Danielle Bezerra
  15. Eliane
  16. Lia
  17. Mony
  18. tel
  19. Tatiane Munhoz
  20. Patriciaregina Silva
  21. rafaela
  22. janaina lima torres
  23. janaina lima torres
  24. sonya
  25. Renata
  26. marcia
  27. Neia
  28. francilene
  29. carina lisboa
  30. Grassielle
  31. Maria Madalena
  32. marcia
  33. Andréia
  34. Priscila Gomes Marques Ferreira
  35. elaine cristina
  36. Gleide
  37. josi
  38. Andreia
  39. Veronica
  40. Iveline
  41. Bia
  42. alice
  43. Tassiana
  44. Edna
  45. Joice Ferrari
  46. claudia
  47. Solange
  48. Sandra
  49. Fernanda
  50. Fernanda
  51. Caroline
  52. Mardja
  53. Michelle
  54. Larissa
  55. Flavia
  56. Laryane
  57. Arlete Araújo
  58. cíntia Gomes
  59. Amanda Gomes
  60. kaiena Santos
  61. Aline
  62. Sandra
  63. Milena
  64. Ana Lúcia
  65. Roberta
  66. josiane
  67. Cecilia
  68. andressa baima

Deixe um comentário