Desenvolvimento Fetal

Tem coisa mais encantadora que ver o desenvolvimento do bebê na barriga? O crescimento das mãozinhas, pezinhos, olhinhos, orelhas, perninhas, bracinhos, tudo é mágico! Desde a época em que a gente está planejando a gravidez, sempre queremos saber como tudo funciona durante os meses de espera. Mas como funciona esse desenvolvimento fetal? Quais são as fases de crescimento do feto?

Desenvolvimento fetal

Primeiro trimestre da gestação

Nos três primeiros meses da gestação acontece a formação de praticamente todos os órgãos do bebê. Nas primeiras três semanas de gestação, o blastocisto, uma "bola" de células, está se assentando em seu útero. Uma parte dele, aquela que se transformará na placenta, começa a produzir o hormônio da gravidez, o hCG. É ele quem vai fazer com que os ovários parem de liberar óvulos, além de provocar um aumento da produção de estrogênio e progesterona. É ele também que vai fazer seu teste de gravidez dar positivo! Na quinta semana seu bebê já começa a ter o coraçãozinho funcionando! Ele (o bebê) ainda é bem pequeno, do tamanho de uma semente, mas já é uma vidinha em plena evolução. Na sétima semana, ele já tem dedinhos, olha que gracinha! Mas ele ainda tem no máximo o tamanho de uma uva, bem pequetitinho.Com oito semanas, o embrião vira de fato um feto, e vai crescendo sem parar. Com doze semanas, o rosto do seu bebê começa a ter traços mais aparentes, mas ele ainda tem apenas 5,5 centímetros de comprimento e pesa em média menos de 15 gramas. O primeiro trimestre está na reta final - acaba ao final da décima terceira semana -, e aí aquele temor em relação aos riscos de aborto espontâneo já pode diminuir, pois junto com o primeiro trimestre acaba também a fase mais delicada da gravidez e do desenvolvimento fetal.

Desenvolvimento fetal

Embrião com oito semanas

Segundo trimestre da gestação

O segundo trimestre da gravidez vai da 14ª até o final da 27ª semana de gestação. Nesse período, o bebê cresce cada vez mais rápido. Com 14 semanas, ele mede 9 centímetros; com 16 semanas, mais ou menos 12 centímetros. Com dezoito semanas de gestação, ele já pesa 200 gramas, olha como não para de crescer e engordar! Importante lembrar que do começo da gestação até a metade do segundo trimestre, a medição do bebê é feita da cabeça ao bumbum, e só depois da 21ª semana é que se mede o corpinho dos pés à cabeça.

Na vigésima semana, chegamos à metade do caminho do desenvolvimento fetal, e a ansiedade só cresce. É aqui que o verniz caseoso ou vérnix, uma substância gordurosa, começa a envolver todo o bebê. Essa camada protege a pele dele e ajuda no momento do parto normal. Nesse período também é possível saber pelo ultrassom se você está esperando um menino ou uma menina. Com 21 semanas, todas as características faciais já estão formadas, o cabelo está crescendo, e os batimentos cardíacos estão ficando mais fortes.

22ª semana, e o cérebro do seu geniozinho está se desenvolvendo rapidamente. As unhas, sobrancelhas e cílios estão prontinhos. Ele já pesa cerca de 430 gramas, e mede pouco mais que 27 centímetros no total. Como ele cresceu rápido, ele está meio magrinho, mas isso é normal. Com 24 semanas, as proporções do corpinho do neném já são muito parecidas com a de um bebê já nascido. O bebê já é capaz de ouvir sons externos, e os seus olhinhos já se abrem a partir da 26ª semana. A partir de agora, pode haver um parto prematuro, e nesse período ele tem em média 80% de chances de sobrevivência caso isso aconteça.

Desenvolvimento Fetal

Feto com 24 semanas

Terceiro trimestre da gestação

Ai que ansiedade: faltam apenas doze semanas em média para o bebê chegar! Sabia que alguns especialistas afirmam que a partir da 28ª semana (a primeira do terceiro trimestre e da reta final da sua gravidez) ele já é capaz de sonhar?

Com 30 semanas, o ritmo de crescimento, ou desenvolvimento fetal, ficará praticamente estável até o nascimento, ou aumentará pouco mais, mas ele continuará engordando até o dia do nascimento. Os pulmões e o sistema digestivo do bebê estão praticamente prontos. Com 31 semanas, ele já sente cheiros externos com perfeição, ouve muito bem, e até enxerga a claridade que vem através da pele da barriga!

Com 35 semanas, fica quase impossível chutar e se remexer dentro da barriga, pois ele já alcançou praticamente o peso e o tamanho de seu nascimento. Imagina o aperto, tadinho! Mas falta pouco, ainda bem. Com 37 semanas de desenvolvimento fetal, a boa notícia: o bebê está prontinho! Basta agora que ele queira sair.

Não se preocupe se o nascimento não ocorrer no dia marcado, isso é muito comum. Porém, esteja sempre acompanhada do seu médico, e conte a ele qualquer sinal diferente ou alteração durante a gestação.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

8 comentários
  1. Posted by maria regina da silva santos
  2. Posted by pamela valquiria
  3. Posted by ariana
  4. Posted by gisele
  5. Posted by jessica
  6. Posted by Lucyenne
  7. Posted by tania propheta
  8. Posted by manuelly

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.