Dieta para Emagrecer Amamentando

Muito cuidado com promessas de dieta para quem está amamentando. Dietas restritivas ou hipocalóricas após a gestação podem prejudicar a qualidade do leite e consequentemente atrapalhar no desenvolvimento saudável do bebê.

Normalmente aquele quilinhos que foram acumulados durante a gestação serão perdidos durante a amamentação, já que essa energia extra será utilizada para a produção do leite que seu bebê irá tomar. Os efeitos da amamentação no peso podem ser sentidos logo no início. É comum o caso de mulheres que não fizeram dieta e perdem peso logo nas primeiras semanas após o parto, mas se esse não é seu caso, preste atenção nas nossas dicas.

Como emagrecer amamentando

Dietas para emagrecer amamentando só devem ser feitas com acompanhamento médico. Jamais deve-se usar da automedicação, pois tudo que você ingere afeta a qualidade do leite e chega ao organismo do seu bebê. Outra coisa importante: amamentando ou não, você deve esperar pelo menos 6 semanas após o nascimento do bebê para fazer qualquer tipo de dieta ou restrição calórica.

Dieta para Emagrecer Amamentando

Como emagrecer amamentando?

Amamentar, além de gastar energia e consequentemente gastar calorias, libera um hormônio chamado ocitocina, que têm propriedades calmantes que serão essenciais na rotina intensa de cuidados ao recém nascido. Por isso vá com calma, respeite os limites do seu corpo, e não faça nenhum tipo de dieta para emagrecer amamentando, exceto por recomendação médica.

Logo após o parto, a mulher perde no ato de 5 a 6 quilos, que correspondem ao peso do bebê e da placenta, que não estão mais no seu corpo. Os demais quilinhos você pode ir perdendo lentamente com exercícios físicos recomendados pelo seu médico e alimentação adequada, evitando como dissemos acima as dietas malucas. A dieta para quem está amamentando deve conter todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde da mamãe e também da qualidade do leite.

É comum perder até 1kg de peso corporal por mês após o parto mesmo sem nenhum tipo de restrição alimentar. Mulheres que perdem mais do que isso estão colocando em risco a qualidade e quantidade de leite além da possibilidade de que toxinas como as dioxinas, que estavam armazenadas na gordura, sejam liberadas no leite e prejudiquem o bebê.

Nesse momento, o ideal é que se tenha uma alimentação saudável: com legumes, verduras e frutas, massas integrais, carnes magras, e corte o excesso de açúcares e gorduras, que fazem mal em qualquer período da vida. Com o acompanhamento de um médico e nutricionista, exercícios monitorados, disposição e disciplina, é possível ter uma alimentação saudável, perder peso e cuidar de seu bebê.

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