Dieta para Grávidas

Não se trata de uma forma para emagrecer,a dieta para grávidas está ligada à saúde. Muitas mulheres acabam negligenciando a alimentação durante o período de gravidez. Algumas comem demais, outras, com medo de engordar muito, acabam comendo menos do que o recomendado. Mas qual é a medida correta e equilibrada? Qual é a dieta ideal para uma gestante?

Uma boa dieta para a gestante significa um bom desenvolvimento fetal e uma gestação mais saudável. A nutrição tem um papel fundamental na gestação e isso já é clinicamente comprovado: dietas para grávidas que são deficientes causam efeitos prejudiciais tanto à mãe quanto ao feto e a má nutrição materna pode ter ligação com a deficiência no crescimento do bebê, resultando em crianças pequenas e de baixo peso.

Adicionar energia, proteínas, vitaminas e minerais durante a gravidez é primordial para suportar a demanda metabólica que uma gestação pede, além do crescimento fetal.

Mas encontrar a dieta para gestante ideal no quesito energia não é tão fácil, pois isso está diretamente relacionado ao peso da mulher antes da gravidez, além do ganho de peso, do período da gestação e se a mamãe pratica atividades físicas. De acordo com as Quotas Dietéticas Recomendadas é necessário uma média adicional de 300Kcal no período da gestação, principalmente no segundo e terceiro trimestre.

Já com a proteína, ocorre a necessidade de um adicional para suportar a síntese de tecidos maternal e fetal. As Vitaminas e Minerais à Sua Dieta também possuem papel importante na gravidez. Não é segredo que uma boa gestação precisa de uma dieta rica em acido fólico, acido ascórbico, vitaminas B6, A, D, E, K, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor e iodo.

Tudo isso para suprir as necessidades da gestante e do bebê. Para conseguir essa dieta de gravidez, uma alimentação diversificada deve ser adotada, incluindo cereais, produtos integrais, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes nas quantidades recomendadas.

Os minerais e as vitaminas possuem funções específicas que garantem a saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento fetal.

Para a mulher gestante, é fundamental aderir à uma Dieta para Grávidas

Muitas grávidas nos escrevem pedindo um modelo de cardápio para Dieta de Gestantes. A missão não é fácil e o ideal é a mulher consultar uma nutricionista, que fará uma avaliação mais criteriosa e individualmente adequada.

Porém, a nutricionista Clara Ribeiro nos ajudou com uma orientação do que não pode faltar no prato de uma mulher grávida.

Café da manhã

- Laticínios
- leite ou iogurte ou queijo magro
- Pão de centeio ou integral ou francês
- Creme vegetal
- Frutas ou sucos de frutas ou ambos
- Lanche Matinal Vitaminas de frutas ou leite com frutas, laticínios magros ou frutas

Almoço

- Verduras e legumes crus ou cozidos, consumir todos os dias em grandes quantidades.
- Arroz integral ou branco ou massas
- Carnes magras, no caso de frango, sem pele ( retirar a pele no preparo)
- Acompanhamento – legumes e verduras cozidos, evite frituras
- Sobremesa - frutas ricas em vitamina C ou suco de frutas ricas em vitamina C - acerola, Kiwi, morango, goiaba, açai, laranja, limão, tomate e couve – antioxidante e melhor absorção de ferro.
- Lanche Vespertino

- Leite magro + café + bolachas ou torrada

Jantar

- Sopas ou saladas completas.
- Se optar pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades de carne e prefira as brancas e no caso das vermelhas em preparações moídas ou em sopas.
- Optar pela salada + sopa ou pela salada + lanches.
- Lanches com frios magros + verduras cruas e cozidas + sucos

Ceia

Mingau de aveia + leite magro ou chá + fatia de queijo magro ou um copo de iogurte magro + uma fruta.
Não consumir frituras e pratos com molhos gordurosos, atenção ao consumo de sal e óleo.

O ideal é procurar a orientação de um profissional especializado para que a dieta seja direcionada para você, de acordo com as sua necessidades nutricionais, peso atual e exame laboratoriais.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.