Doença HPV - O que é, Sintomas, Tratamento e Cura

Um dos assuntos mais falados na mídia atualmente, o HPV é um inimigo mais íntimo do que nós imaginamos. A sua chegada pode ser completamente silenciosa, e com isso acabarmos transmitindo ou contraindo a doença HPV sem sequer termos ideia do que está ocorrendo. Mas você sabe o que é exatamente o vírus, os sintomas dele e como tratá-lo?

Elaboramos um guia prático e simples que explica as principais dúvidas em relação à contaminação pelo vírus para que você saiba exatamente como se prevenir e até mesmo se tratar caso tenha sido infectado.

O que é a doença HPV?

HPV é a sigla de Human Papillomavirus, que em português significa papilomavírus humano, vírus que faz parte da família Papilomaviridae. Ele causa lesões de pele ou mucosa que podem evoluir para casos mais graves, como um câncer na região genital por exemplo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença HPV é o fator principal de risco para o câncer do colo do útero na população feminina, além de ser responsável, ainda que em menor escala, pelos tumores penianos.

Sintomas da doença HPV

A doença HPV pode ser discreta e silenciosa, fazendo com que o portador sequer saiba ou perceba que a tem. Porém, em outros casos, ela produz lesões verrucosas, que possuem um aspecto que lembra a couve-flor e podem aparecer isoladamente ou em grupo. Quando aparecem em conjunto, elas são denominadas de condilomas acuminados, e podem atingir homens, mulheres, e regiões como a boca e os genitais.

Doença HPV na boca

Apesar de ser sempre associado às relações íntimas, o HPV pode ser pego ou transmitido por meio de um simples beijo nos lábios, por exemplo. Porém, a maior fonte de contaminação pela doença HPV na boca é pela prática de sexo oral, o que pode causar lesões graves que serão responsáveis pelo câncer de garganta. Por isso, todo cuidado é pouco!

Quando apresenta sintomas, o HPV na boca também faz com que apareçam lesões "couve-flor" ou em formato de aftas e verrugas persistentes, que podem surgir na ponta e embaixo da língua, em algum lugar na gengiva e também no céu da boca. A dor de ouvido e a dificuldade para engolir alimentos ou falar também podem ser sintomas da infecção pelo vírus. Entenda mais sobre o tratamento adequado para a doença clicando aqui.

Doença HPV no homem

A doença HPV no homem está envolvido até 75% dos casos de câncer peniano, segundo estudos médicos. As lesões e verrugas podem ser observadas na região íntima do homem, e devem ser tratadas com cauterização, utilização de pomadas, crioterapia e até mesmo cirurgia a laser. Saiba mais sobre a contaminação por HPV no homem clicando aqui.

Doença HPV na mulher

Segundo estatísticas, uma em cada quatro mulheres brasileiras está contaminada pelo HPV, que é causador de 95% dos casos de câncer de colo uterino. Além da transmissão por meio das relações sexuais, o vírus também pode ser transmitido por roupas íntimas e contato com a pele. É importante que seja feito o controle constante das condições de saúde da mulher por meio de exames como a colposcopia, a vulvoscopia, a anuscopia e a citologia oncótica (papanicolau), que detectam a presença da doença. Tem dúvidas sobre o HPV em mulheres? Então clique aqui e fique sabendo mais!

Doença HPV Tratamento

O tratamento para o HPV varia de caso para caso, e apenas um médico especialista pode dizer qual é o ideal para você. Em geral, as técnicas mais utilizadas são:

Criocirurgia:  feito com nitrogênio líquido, congela e depois destrói o tecido contaminado pelo vírus;

Laser: corta e destrói o tecido que contém as lesões;

CAF (cirurgia de alta frequência): bisturi elétrico de baixa voltagem e alta freqüência usado para remoção e cauterização das lesões;

ATA (ácido tricloroacético a 70%): ácido que é aplicado diretamente nas lesões;

Medicamentos: tem a função de melhorar o sistema de defesa do organismo.

Doença HPV tem cura?

A maior dúvida é: o HPV tem cura? Sim, há cura para a contaminação, porém depende basicamente do sistema imunológico da pessoa, que deve estar bem o suficiente para que o vírus não produza novas células e se torne oportunista, retornando com mais forma. Porém, na maioria das vezes a remissão e cura é total.

Doença HPV fotos

Doença HPV: o que é e como pega?

 

 

E muito importante: nunca deixe de se prevenir. Utilizar o preservativo não garante 100% de proteção contra o vírus HPV, mas aumenta e muito as chances de evitar ser contagiado.

3 comentários
  1. Posted by Marta Costa
  2. Posted by Verônica Soares Silva
  3. Posted by luis

Deixe um comentário