Dores na coluna na gravidez

Toda mulher que já passou por uma gravidez sabe: a dor na coluna é um dos maiores incômodos que a gestante pode experimentar. As dores nas costas são previstas em qualquer gestação e consideradas “normais” e tem a causa, além do peso extra, principalmente pelas inúmeras transformações pela qual o corpo passa e pelas grandes alterações hormonais.

Sim: os hormônios (sempre eles) também estão presentes nas causas das dores nas costas durante a gestação, isso porque os níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo da gestante mais elásticos e com maior mobilidade, tornando as articulações mais frouxas. Daí as articulações frouxas, mais o aumento de peso, ocasionam dores em quadris, joelhos, tornozelos e, adivinha, na coluna.

Se você está grávida e está sentindo essas dores nas costas, saiba que você não está sozinha, estima-se que cerca de 80% das mulheres grávidas sentem dores na coluna, principalmente na região lombar.

Dor nas costas tem solução?

Tudo bem, tudo bem... já entendemos: dores nas costas é a sina das gestantes. Mas, existe alguma forma de evitar ou aliviar essas benditas dores na coluna?

A melhor solução para essas dores nas costas é mesmo praticar atividades físicas -isso antes mesmo de engravidar, apesar de nem sempre ser possível.

Determinados exercícios físicos durante a gravidez (atenção: acompanhada de um especialista e sem exageros) aliados à adoção de uma postura correta ao sentar e dormir, podem previnir as dores na coluna.

Postura mulher!

Adotar uma postura errada na gravidez pode acentuar as dores nas costas - e isso é comum, já que, ao crescer da barriga, a mulher tende a tentar “equilibrar” o peso, colocando a barriga para frente e o quadril para trás, acentuando a lordose normal do corpo e piorando as dores nas costas.

A postura correta, ao sentar, é manter a coluna ereta em uma cadeira confortável.

A gestante não deve carregar objetos pesados, e ao carregar objetos diversos, dividir o peso nas duas mãos, ao agachar para pegar um objeto, dobrar o joelho e nunca a coluna.

A postura correta para dormir é de lado, com um travesseiro entre as pernas. Essas medidas são muito importantes para a prevenção de dores na coluna.

Quiro o quê?

Quiropraxia é um tratamento alternativo, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, que pode evitar e tratar as dores na coluna da gestante.

A Quiropraxia visa ajustar corretamente o posicionamento ósseo, para não haver dores nem lesões - e ainda proporcionar o funcionamento correto do corpo e dos órgãos ao longo das mudanças durante a gravidez, não é ótimo?

Outras dicas para evitar dores nas costas durante a gravidez

Evitar ficar em pé durante muito tempo

Evitar saltos altos

Se trabalhar sentada, levante a cada meia hora e movimente-se

Eleve as pernas para descansar, isso facilita a circulação sanguínea.

Deixe um comentário