Dores nas costas durante a gravidez

Não é raro presenciar uma mulher grávida reclamando de algum tipo de dor ou desconforto nas costas durante a gravidez e pós parto. Isso é normal?

Vários fatores são responsáveis pelo aparecimento da dor nas costas nas gestantes, mas o principal deles ocorre com o aumento do tamanho do feto e a frouxidão das ligas, isso faz com que haja um deslocamento do centro de gravidade para frente, acarretando em uma mudança no eixo do equilíbrio. Resultado: aumento da lordose lombar.

O aumento da lordose lombar faz com que a mulher tenha um desgaste das articulações intervertebrais, aumentando o risco do aparecimento de lesão do disco intervertebral e causando a dor. Se este problema não for prevenido ou tratado durante a gravidez, ela poderá se agravar no pós parto em virtude da fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física que os cuidados ao bebê impõe à mãe.

Como Prevenir?

Educação da postura ao sentar, repousar e nas atividades do cotidiano são importantes para manter a integridade das estruturas da coluna vertebral, que no período da gravidez tornam-se frágeis e mais suscetíveis aos traumas.

Exercícios leves de alongamento e condicionamento feitos a partir do quarto mês de gravidez, e sob supervisão médica, são importantes para manter a flexibilidade e condicionamento físico, prevenindo a dor nas costas, além de auxiliar no equilíbrio emocional e manter as condições físicas ideais da futura mamãe durante o período da gravidez.

A natação, hidroginástica ou simplesmente caminhar são atividades físicas que movimentam o corpo globalmente e são as atividades mais indicadas para serem exercitadas durante a gravidez e pós-parto.
O repouso e o relaxamento devem ser executados regularmente, pois a mulher grávida geralmente se sente mais cansada.

TemTratamento?

Se sentir dor ou desconforto nas costas, procure tratamento fisioterápico em qualquer período da gravidez. Sob a supervisão de seu obstetra, o tratamento fisioterápico para a coluna pode ser feito com cuidado, nas seguintes modalidades: calor, alongamento de cadeias musculares, orientações posturais e ergonômicas.

O uso de cinta pode ajudar a suportar o peso do abdomem, diminuir a lordose lombar e consequentemente, diminuir a pressão sobre as articulações intervertebrais da coluna lombar, prevenindo a dor lombar ou auxiliando no seu tratamento.

No Pós Parto

Após o período da gravidez, onde o corpo da grávida sofreu mudanças físicas e fisiológicas, a ginástica pós-natal tem a finalidade de devolver à mulher, no menor espaço de tempo, a sua melhor condição física e estética, preparando-a para a sobrecarga física resultante das atividades de cuidado do bebê.

Os exercícios de alongamento, condicionamento e relaxamento, feitos de maneira progressiva, sob orientação médica e supervisionados por um fisioterapeuta são fundamentais para a recuperação física da mulher e prevenem lesões nas estruturas da coluna.

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13 comentários
  1. Posted by Letícia
  2. Posted by ana ap seisdedos de moraes
  3. Posted by Adriana
  4. Posted by carmen
  5. Posted by kelly amorim
  6. Posted by lil herreira
  7. Posted by Dayane
  8. Posted by Daniele Damascena
  9. Posted by valquiri
  10. Posted by taise
  11. Posted by Jéssica tenório
  12. Posted by Cama com magnetismo
  13. Posted by Cama com infravermelho

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