Drenagem Linfática na Gravidez

Durante a gravidez, sempre ficamos preocupadas em tentar manter a boa forma na medida do possível, tanto com exercícios físicos na gravidez quando com procedimentos estéticos. Mas também sabemos que há algumas coisas que grávidas não podem fazer, então antes de se submeter a qualquer tratamento sem antes falar com seu médico. Mas e a drenagem linfática na gravidez, ela é um desses procedimentos proibidos ou está liberado para as futuras mamães?

O que é drenagem linfática na Gravidez?

A chamada drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático (amígdalas, baço, e demais órgãos linfáticos). Essa massagem estimula o sistema linfático estimulando-o e fazendo com que ele trabalhe de forma mais rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos, conhecido por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A função da drenagem linfática é acelerar o processo de expulsão dos líquidos acumulados entre as células, e também a eliminação dos resíduos metabólicos. Essa massagem feita na drenagem direciona essas substâncias para os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, faz com que sejam eliminados.

Drenagem Linfática Manual

A técnica mais tradicional (utilizada desde a criação, em 1932) e ainda bastante utilizada da drenagem linfática é a drenagem manual. Dessa forma, a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, em movimentos combinados que fazem uma pressão no corpo.

Drenagem linfática na gravidez pode ser muito benéfica para gestantes.

Drenagem linfática na gravidez pode ser muito benéfica para gestantes.

A drenagem linfática manual é bastante recomendada para grávidas, pois ajuda a relaxar, alivia os inchaços, reduzir o acúmulo de retenção de líquidos no organismo, previne e combate varizes, celulite e estrias. Além disso, ela estimula a lactação (produção de leite materno) e prepara as mamas para a amamentação. Ou seja, a drenagem linfática na gravidez é muito boa! Porém, antes de fazer drenagem, converse com seu médico para saber se há alguma contra indicação para o seu caso específico.

Essa técnica costuma ser contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

Como fazer Drenagem Linfática

A drenagem linfática tem tudo para nos fazer muito bem, mas é bom tomar cuidado. Para fazer drenagem linfática, seja ela manual ou não, é indicado que você procure um profissional capacitado. É fundamental que o procedimento seja executado somente por um fisioterapeuta especializado.

Caso seja mal executada, a massagem linfática na gravidez pode comprometer a circulação, causar hematomas, dores, vermelhidão, e piorar o aspecto da celulite e das microvarizes. E não é só isso. No caso da drenagem linfática em grávidas, se for feita de maneira errada, ela pode estimular as contrações uterinas e adiantar o parto em gestações a partir de seis meses.

Benefícios da Drenagem Linfática

Quais são os benefícios que a drenagem linfática proporciona? No que ela pode ajudar em relação à saúde do seu organismo?

A drenagem linfática na gravidez ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a melhorar a circulação. Por causa disso, ela é eficaz no combate à celulite, pois auxilia na oxigenação dos tecidos e desmancha os nódulos.

Ela também ajuda a diminuir a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote. Também é eficaz na ativação do metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Ela também é muito eficaz no combate às dores e inchaços, principalmente na gestação.A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados.

A drenagem linfática na gravidez não deve provocar dor ou desconforto, pois senão ela não estará sendo bem feita. Ela deve sim ser relaxante e proporcionar bem-estar.

Massagem modeladora

Diferente da drenagem linfática na gravidez, a massagem modeladora é mais forte, com movimentos muito mais vigorosos. A função dela difere na da drenagem linfática. Também chamada de lipoescultura manual, a massagem modeladora tem como meta eliminar as toxinas do corpo pela urina. Ela ajuda a modelar as medidas da paciente.

Diferente da drenagem linfática, a massagem redutora não é recomendada durante a gravidez justamente por seus movimentos muito mais fortes, que lembram o sovar de uma massa de pão. Porém, ela pode ser muito eficaz após o parto, para ajudar a futura mamãe a recuperar a boa forma.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.