Dúvidas sobre menstruação

O que é o que é: algo que temos que conviver todo mês desde que saímos da infância e entramos na adolescência, mas sempre temos mil e uma dúvidas à respeito? Acertou quem falou menstruação! As dúvidas sobre menstruação vão das mais simples às mais complexas, e sempre rondam nossas cabeças em algum momento da vida.

O que é menstruação?

A menstruação, ou sangramento mensal, ocorre dentro do ciclo menstrual, que está dividido em duas fases: a primeira fase ocorre entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação, que é o tempo que o organismo se prepara para o chamado período fértil. Quando está pronto, o ovário produz e libera um hormônio - a foliculina ou estrogênio – chamado de hormônio da feminilidade, que produz os sintomas do período fértil.

Dúvidas sobre menstruação

Tire todas as suas dúvidas sobre menstruação

Na segunda fase do ciclo, que acontece depois da ovulação, um outro hormônio é fabricado: a progesterona. Ele ficará no organismo da mulher até que ocorra uma gravidez, e caso ela não aconteça, o nível da progesterona diminui até que ocorra a menstruação. A duração desta segunda parte é de, normalmente, 14 dias, mas pode ter entre 13 e 16 dias. Ou seja, a menstruação, esse sangramento mensal que temos, finaliza o ciclo anterior e inicia o próximo.

Primeira Menstruação

A primeira menstruação, ou menarca, costuma ocorrer na mulher por volta dos 12 anos de idade. É oficialmente o início da idade reprodutiva feminina. Essa data de início pode variar: algumas menstruam pela primeira vez aos 8, 9 anos, outras até com 17, 18 anos. Essa variação acontece por diversos motivos, como fatores hormonais e estilo de vida da jovem.

Menstruação atrasada

A menstruação atrasada pode significar muitas coisas: desde causas mais simples, como estresse ou cansaço, a sintomas de alterações mais importantes do organismo. A gravidez também pode ser causa de atraso na menstruação, sendo inclusive um dos motivos mais comuns em mulheres com idade reprodutiva.

É normal a menstruação atrasar?

Seja qual for a causa, é importante saber que atrasos menstruais frequentes não são normais, e se esse for o seu caso, procure seu médico para saber o que está ocorrendo com o seu organismo. Atrasos pequenos (de uma semana) e que acontecem muito de vez em quando podem ser considerados normais, principalmente se você tiver passado por situações estressantes. Porém, se os atrasos forem frequentes ou prolongados, é importante procurar o seu ginecologista.

O que causa atraso na Menstruação?

O atraso menstrual, chamado de amenorreia, pode ser dividido em duas categorias: amenorreia primária, em que as causas podem ser principalmente histórico familiar (quando outras mulheres da família menstruaram tarde), peso muito abaixo ou muito acima do normal, defeitos no aparelho reprodutor, tumores, entre outros. Já na amenorreia secundária, as razões para a ausência de menstruação podem ser o uso de medicações, anorexia, obesidade, síndrome dos ovários policísticos, problemas no sistema reprodutor, menopausa precoce (que ocorre antes dos 40 anos), ou uma gravidez em curso.

Menstruação na gravidez

Grávida menstrua? A resposta é não. A menstruação acontece ao final de um ciclo menstrual, que dura em média 28 dias. Ou seja, caso não tenha ocorrido uma gravidez após a última menstruação, só aí ocorrerá o sangramento menstrual no mês seguinte à última menstruação, e assim em diante. Se, ao contrário, ocorrer uma gestação nesse período, o ciclo menstrual será imediatamente suspenso.

Porém, ocorre um tipo de sangramento na gestação que é conhecido como escape, que inclusive pode ser confundido com a menstruação por conta também da presença de cólicas, e fazer a mulher achar que é possível estar grávida e menstruar. Esse sangramento pode ser considerado também um dos primeiros sintomas de gravidez. Outro tipo de sangramento na gravidez ocorre por conta da fixação do óvulo no útero, e é chamado de nidação, ou sangramento de implantação, e acontece mais ou menos uma semana após a fecundação, durando no máximo dois dias.

Menstruação Irregular

Menstruação irregular, ou seja, aquela que não é regrada e não obedece o ciclo mensal, não é normal. Se você há ausência da menstruação por um período maior que uma semana, ou se a o fluxo menstrual dura muito mais do que o que duraria normalmente, pode estar acontecendo algo no seu organismo.

Menstruação Adiantada

Assim como no caso do atraso menstrual, algumas situações podem adiantar o fluxo menstrual em determinado mês. Situações de estresse ou problemas hormonais são as principais causas, mas não as únicas, por isso se esse adiantamento do fluxo ocorrer mais de uma vez seguida, ou seja, em mais de um mês consecutivo, você deve procurar o médico para verificar o que pode estar ocorrendo.

Menstruação Escura

menstruação escura e em pouca quantidade, dentro ou fora do período menstrual, pode ter diversas causas. Pode ser algo simples, como um início de menstruação que às vezes está um pouco mais escurinho, ou pode significar desde uma alteração hormonal mais simples até alguma disfunção mais séria nos órgãos reprodutores, como endometriose ou ameaça de aborto  caso você esteja grávida. Notou algo estranho? Procure o médico imediatamente.

Menstruação Marrom

Sabe quando mudamos a pílula e aparece um sangramento meio escuro, meio com aspecto de borra de café? Chamada popularmente de menstruação marrom, esse tipo de sangramento não se trata exatamente de uma menstruação, e sim - ao menos na maioria das vezes - de um sangramento de escape. Ele ocorre quando o corpo não se adapta à pílula, normalmente. Porém, se ele vier em grande quantidade, pode significar algo mais sério, e nesse caso a orientação é a mesma de sempre: procure seu médico.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

19 comentários
  1. Posted by luana
  2. Posted by Natalia
  3. Posted by fernanda
  4. Posted by carla
  5. Posted by Danny
  6. Posted by Mateus
  7. Posted by Tony
  8. Posted by Jessica
  9. Posted by wanessa
  10. Posted by Adrianizia
  11. Posted by ludmila santos
  12. Posted by Cristina Brandão
  13. Posted by wanessa
  14. Posted by Larissa
  15. Posted by Cláudia
  16. Posted by Eliana
  17. Posted by Gabi
  18. Posted by Ana
  19. Posted by simone

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.