Dúvidas sobre útero invertido

A expressão por si só já assusta um pouco: útero invertido. Mas afinal, o que isso significa? Será que essa condição é algo grave? É verdade que o útero invertido dificulta a gravidez?

São muitos os mitos, bem como também há muitos fatos com fundamento que ouvimos por aí em relação ao útero invertido. Por conta disso, esclarecemos nesse post algumas dúvidas sobre útero invertido para você, nossa leitora. Vamos lá?

O que é útero invertido?

A retroversão uterina, que também recebe o nome de útero retrovertido, útero invertido, útero reverso ou útero virado, é muito menos assustador do que parece. De 15% a 25% das mulheres possuem essa variação anatômica, que ocorre quando nosso corpo ainda está em formação na barriga das nossas mães. Apesar da posição do útero nesses casos ser diferente do que consideramos "normal", ela não atrapalha a vida íntima ou reprodutiva da mulher.

Quem tem útero invertido pode engravidar?

Quem tem útero invertido pode engravidar?

O útero inclinado para a frente, sobre a bexiga, está em anteversoflexão, que é a posição mais comum, presente em 70% das mulheres. Quando dobrado para trás, sobre o intestino, é chamado de útero invertido.

Mulheres com útero invertido podem engravidar?

À primeira vista o nome desta diferença anatômica pode deixar muitas mulheres assustadas, mas não é algo tão grave assim. Ter o útero virado normalmente não traz complicações que podem vir a serem consideradas graves durante a gravidez. Ter o útero invertido não é condição definitiva que impeça a gravidez, mas se isso dificultará um pouco a realização do sonho da gestação ou quanto será difícil engravidar só pode ser determinado por meio de exames clínicos e de imagem, e só o médico pode dizer com exatidão.

Útero invertido e parto normal

Quem tem útero invertido pode optar pelo parto normal? A princípio, não há contra-indicação, porém apenas o médico pode avaliar se a posição em que seu útero se encontra no momento do parto pode ou não propiciar a escolha pelo parto normal.

Quem tem útero virado tem dificuldade para engravidar?

É considerado normal o prazo de até um ano de tentativas para engravidar, em média, tendo ou não o útero retrovertido. Se após esse período você e seu parceiro não tiverem alcançado o objetivo, é importante visitar um médico e verificar se não há algum problema de saúde que esteja impedindo a gestação.

Útero Retrovertido e endometriose

Ter útero invertido é fator de risco para endometriose? Devido à posição do útero quando se apresenta retrovertido, o escoamento do fluxo menstrual pode ser prejudicado, o que é um fator de risco para a endometriose. Por isso, é sempre importante visitar com frequência o seu ginecologista, fazer os exames de rotina e prevenir qualquer problemas deste tipo.

Quem tem útero invertido pode e deve levar vida normal

Quem tem útero invertido pode e deve levar vida normal

Útero Retrovertido sintomas

Existem dois padrões de retroversão do útero. O útero retrovertido móvel geralmente não acarreta sintomas, mas eventualmente algumas mulheres podem sentir uma leve dor no período menstrual e no pós-menstruação, assim como algum desconforto leve durante as relações íntimas, mas nada de preocupante. Já o útero retrovertido fixo apresenta como sintomas mais comuns as dores crônicas pélvicas ou nos quadris, dores mais fortes durante as relações íntimas, cólicas menstruais intensas, e dores e incômodos ao evacuar e menstruar. Nesses casos, o médico fará uma avaliação e indicará o tratamento a ser feito.

E lembre sempre: seja qual for o seu diagnóstico, nunca se auto medique. Sempre converse com seu médico.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

9 comentários
  1. Posted by Valéria Lopes
  2. Posted by Jennifer Lopes
  3. Posted by KEILIANE
  4. Posted by Bianca
  5. Posted by emanuele
  6. Posted by juliana merse
  7. Posted by micarla
  8. Posted by marciane de freitas reis
  9. Posted by Jayne de Paula

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.