É normal a menstruação atrasar?

Menstruação atrasada é quase sempre sinônimo de tensão. Se não é a preocupação por conta de uma possível gravidez indesejada, é o receio de haja algo de errado no nosso organismo. Mas afinal, é ou não é normal a menstruação atrasar? O que pode causar atrasos na menstruação? Vamos entender juntas esse processo e descobrir o que pode estar acontecendo?

Menstruação atrasada

O atraso na menstruação pode ter diversas causas, das mais simples e banais, e que não precisam de grande alarme, às mais sérias. Ou seja, a menstruação atrasar nem sempre significa que exista de fato algum problema mais grave, porém é sempre importante investigar a causa, principalmente se isso se repetir mais de uma vez.

Porque a menstruação atrasa?

A menstruação atrasada e suas causas podem variar muito de mulher para mulher. Mas por que a menstruação atrasa? As causas do atraso no ciclo podem variar desde causas psicológicas até problemas com o peso ou com a saúde que não sejam exatamente relacionados com o sistema reprodutivo da mulher.

Causas da menstruação atrasada

As principais causas da menstruação atrasada podem ser:

- gestação: a menstruação atrasar costuma ser um dos primeiros sintomas de gravidez

- estresse

- má alimentação

- obesidade

- baixo peso

- nervosismo

- cansaço extremo

- excesso de exercícios físicos

- poucas horas de sono por um período longo

- disfunções hormonais

- doenças do aparelho reprodutor

Quantos dias pode a menstruação atrasar?

Menstruação 5 dias atrasada, uma semana, um mês... É normal a menstruação atrasar? Quanto tempo a menstruação pode demorar? Se houver algum problema emocional, ou mesmo cansaço, mudança de país (por conta do fuso horário e da adaptação do organismo) e outros fatores do gênero que não indiquem nada de grave, pode acontecer da menstruação atrasar poucos dias, o que é considerado normal. Porém, se você perceber que passou do limite de quantos dias pode atrasar a menstruação ou reparar que esses atrasos, mesmo que pequenos, se repetem mês a mês, é importante procurar o ginecologista para descobrir o que pode estar acontecendo.

Cólica e menstruação atrasada

Cólica e menstruação atrasada significam gravidez?

Menstruação atrasada e corrimento

Se o atraso menstrual estiver acontecendo ao mesmo em que você esteja notando um corrimento mais persistente e com cheiro, é importante procurar o médico para verificar se há alguma infecção em curso. Mesmo que a menstruação atrasada e corrimento em um primeiro momento não tenham relação, é sempre bom descartar qualquer problema, não é mesmo?

Menstruação atrasada e cólica

A gente sempre pensa que a cólica é o sinal de que a menstruação vem chegando, mas e quando acontece de termos cólicas mas não aparecer nem um sinalzinho da presença da menstruação? Devemos nos preocupar?

Menstruação atrasada e cólica podem ter alguns significados. Em geral, em casos de atrasos comuns, pode apenas acontecer da cólica chegar primeiro que a menstruação, principalmente em casos de estresse ou situações do gênero. Esse conjunto também pode ser um sintoma de gravidez, pois é comum que a grávida sinta cólicas leves quando ainda nem imagina que está esperando um bebezinho. Se você desconfia que menstruação atrasada e cólica pode ser gravidez, vá o quanto antes até o seu médico e peça para ele a solicitação de exame bHCG, que pode confirmar ou descartar essa suspeita.

E lembre-se: a qualquer sinal de irregularidade no ciclo menstrual, sempre procure um médico.

7 comentários
  1. Posted by Edgilsa
  2. Posted by Flavia
  3. Posted by daiana
  4. Posted by luciana
  5. Posted by JOSI
  6. Posted by nayara
  7. Posted by vitoria

Deixe um comentário