Educação Infantil

Escolher a melhor escola para seu filho. Um momento primordial na vida dos pais, que envolvem aspectos sociais, financeiros e até filosóficos, afinal, há escolas com trabalhos voltados para o desenvolvimento social e humanístico das crianças e escolas voltadas para o desenvolvimento competitivo.

A importância da Educação Infantil

O Ministério da Educação aconselha que crianças a partir dos 6 anos de idade sejam matriculadas no ensino básico. Apesar de haver projetos e discussões sobre a possibilidade de se educar os filhos em casa (como acontece em diversos países desenvolvidos), matricular seu filho em uma escola regulamentada pelo MEC é obrigatório e o não cumprimento é considerado crime.

Mas como escolher a melhor escola para seu filho? Uma missão difícil, mas não impossível. E se perceber que cometeu um erro, sempre há a possibilidade de mudança, mesmo no meio do ano. O importante é conhecer bem o perfil do seu filho e o perfil das possíveis escolas a que ele pode ser matriculado, tanto públicas quanto particulares. Conheça o coordenador, converse com ele sobre o sistema de ensino aplicado, a quantidade de crianças e os métodos utilizados pelos professores. Também é importante saber qual o resultado do trabalho dessa escola e verificar o número de alunos que repetem de ano não vale, isso porque estes dados são geralmente maquiados. Uma criança passar de ano não significa obrigatoriamente que ela aprendeu alguma coisa.

O “empurrar a criança para a próxima série” existe tanto em instituições públicas quanto em particulares.
O interessante, neste aspecto é, se possível, conversar com mães e pais de crianças matriculadas nas escolas que estão na sua mira. Verificar o nível de satisfação e o que esses pais consideram positivo e negativo na escola. Verificar se a escola é boa também é possível pela internet. Basta utilizar o Google para isso e você terá inúmeras referências.

O que é Educação Infantil

É o ciclo básico educacional que encaminhará a criança para o aprendizado de conhecimentos primordiais para seu desenvolvimento social, cognitivo, físico, crítico e pessoal. O modelo que utilizamos hoje para a educação, com o professore e os alunos, pode não ser considerado perfeito por muitas pessoas, mas é o que têm apresentado melhores resultados. Não se imaginou, até hoje, uma maneira tão eficiente de passar os ensinamentos fundamentais da humanidade que servem como base para o desenvolvimento cidadão.

Em tempo, a etimologia da palavra “aluno”: A palavra vem do latim alumnus, alumnié e significa “sem luz”. Ou seja, o aluno é a pessoa sem conhecimento que procura a luz através de um mestre, ou professor.

Atividades para Educação Infantil

Busque informações sobre métodos e processos que estejam também fora da sala de aula, como atividades extra curriculares oferecidas pela instituição, passeios a museus, atividades envolvendo novas tecnologias, esportes e outras atividades para educação infantil.

Brincadeiras para Educação Infantil

Entre os métodos utilizados e considerados muito bons para a assimilação e desenvolvimento da criança estão as brincadeiras, que motivam o aprendizado. Alguns mais conservadores consideram estes métodos um tanto ousados, mas temos que concordar que o mundo é feito de mudanças e ousadia, não de conservadorismo. Principalmente em se tratando de crianças.

Obviamente essas brincadeiras devem ser saudáveis e educativas. Já vi escolas que motivavam os alunos a dançarem funk ou axé, algo que está completamente fora do contexto educacional. Também busque informações sobre ações sazonais, como as atividades natalinas na educação infantil apresentada pela escola.

Projetos em Educação Infantil

Além da ideia de educar os filhos em casa, existem escolas experimentais também no Brasil. Apesar de grande parte delas não ser regulamentadas pelo MEC, algumas tem propostas interessantes que podem servir como atividades extras. São escolas que geralmente identificam as aptidões das crianças e trabalham no desenvolvimento cognitivo natural de seus talentos. Na Europa, escolas assim são muito comuns e substituem o ensino padrão, mas no Brasil, isso ainda não é possível, sendo que existe um currículo básico educacional que todo cidadão deve possuir.

Lembre-se que uma escola bem conceituada pode não ser a melhor para o seu filho. Isso quem vai definir é a criança. Pode não faltar incentivos para educação infantil, mas ainda assim, a criança pode ter um conceito diferente e não assimilar os métodos propostos pela escola. Nestes casos, geralmente é necessário buscar uma outra escola, que tenha um perfil mais compatível com o da criança.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.