Enjoo de gravidez

Comer corretamente, fazer repouso e praticar exercícios estão entre as boas práticas que ajudam a combater e evitar, sem a utilização de remédios, o tão comum enjoo na gravidez. Veja agora mais algumas dicas de como vencer este mal e ter mais conforto e bem estar na gravidez:

Porque grávida sente enjoo? Quase todas as mulheres sentem enjoo durante a gravidez. O que pode variar de mulher para mulher é a intensidade desse enjoo. Mais comum entre a quinta e a 18ª semana de gestação, náuseas de enjoos são motivados por vários fatores, entre eles psicológicos, hormonais e gástricos, que acontecem quando o estômago não trabalha como deve e fica cheio por mais tempo que o usual.

Mas algumas práticas saudáveis podem ser aliadas da mulher que deseja passar por uma gravidez sem ter enjoos. E o melhor: sem precisar de remédio para enjoo. Confira:

Comer a cada três horas

Alimentação na gravidez. Este é um hábito saudável recomendado não apenas para gestantes. Porém, entre as mulheres grávidas, comer a cada três horas também ajuda a evitar eventuais “exageros” na hora de fazer o prato nas principais refeições (almoço e jantar). Distribuindo as refeições de três em três horas, enviamos uma quantidade menor de alimento para o estômago a cada porção, assim o processo de esvaziamento do estômago é mais rápido e a possibilidade de enjoo é praticamente anulada. Isso porque quando enviamos muita comida para o estômago, ela tende a ficar retida lá por algum tempo, e isso dá abertura para que aconteçam refluxos, náusea e até ataques de gastrite.

Descanse

Fatores psicológicos também são motivadores de enjoos. Quando uma gestante se expõe ao estresse e à ansiedade, funções básicas do nosso organismo, como a digestão, fica comprometida e mais lenta. Uma das formas de resolver este problema é evitar ambientes estressantes, mas como isso nem sempre é possível, um bom repouso pode ser muito eficaz.

Exercícios Físicos

Claro que para fazer exercícios a gestante deve ter orientação profissional e respeitar seus limites físicos. Mas algumas atividades leves, como até mesmo uma caminhada, são benéficas para uma boa digestão, e nem precisa dizer que isso é um fator primordial para evitar enjoo e náusea. Além disso, os exercícios no proporcionam aquela sensação de leveza e bem-estar e também contribuem para aliviar o estresse emocional pelas endorfinas que nosso corpo libera durante as atividades físicas.

Dirija

Se você sente enjoos ao andar de carro, a sugestão é que você dirija e não seja a passageira.Essa dica também é boa mesmo para quem não está grávida e também sente enjoo ao andar de carro. Isso porque quem está dirigindo está atento às curvas, desvios e brecadas, ou seja, não é pego de surpresa pelo estômago. Porém, algumas gestantes apresentam pequenos e frequentes desmaios. Nestes casos, ela não pode dirigir.

Sem brutalidade

Movimentos bruscos podem causar enjoo. Se você estiver em repouso, deitada ou sentada, evite realizar movimentos bruscos, pois nesse momento, seu sangue estará distribuído de uma maneira uniforme pelo corpo. Se você, por exemplo, levantar-se rapidamente, haverá uma queda súbita de pressão, e com ela vem o enjoo.

Outras dicas para evitar enjoo:

- Não beba durante as refeições
- Tome menos café
- Evite a exposição a odores fortes

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3 comentários
  1. Posted by elisangela
  2. Posted by LILIANE FERNANDES
  3. Posted by LILIANE FERNANDES

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