Gestação semana a semana

Do começo ao fim da gestação muitas e muitas mudanças ocorrem em nosso corpo, por conta da geração da nova vidinha que está para chegar. Tudo muda, desde as coisas mais simples. Mas nesse período nos emociona mesmo é ver semana a semana como os nossos filhotes crescem e se desenvolvem no nosso ventre. Acompanhe o nosso guia de gestação semana a semana e veja como é lindo ver a vida se desenvolver dentro de nós!

Gestação semana a semana

Uma gestação dura em média 40 semanas. Em todo esse período, nessas semanas de gestação, uma vida cresce e toma conta do nosso corpo e do nosso coração, e tudo muda internamente e externamente também. Tudo começa quando percebemos que a menstruação atrasou, fazemos o teste de gravidez e... sim, seremos mamães! É um momento mágico e transformador na vida da mulher. Ver a gestação semana a semana em imagens é algo emocionante e encantador.

1ª a 4ª semana de gestação

Na 1ª semana de gestação, muito provavelmente sequer desconfiamos que seremos mamães. Nesse período, ainda não sentimos qualquer diferença no corpo. É aqui que acontece a fecundação do óvulo. Possivelmente, essa pode ser a semana da última menstruação, já que não é possível definir com exatidão quando o óvulo foi fecundado. Na 2ª semana de gestação, a mulher pode apresentar um pequeno sangramento, que muitas vezes é confundido com a menstruação, mas na verdade é o sangramento de implantação. A maioria das mulheres continua não percebendo que serão mamães dentro de alguns meses. As mudanças no corpo da mulher na 3ª semana de gestação são muito sutis, mas já começam a acontecer. O embrião ainda é muito pequenininho, e seu tamanho chega ao máximo ao tamanho de uma minúscula cabeça de alfinete.  Agora, a placenta e o cordão umbilical começam a se formar. O embrião mede no máximo 1 milímetro na 4ª semana de gestação. A placenta continua se formando, e o tubo neural, que abriga o sistema nervoso do bebê, começa a se desenvolver. É uma fase importantíssima! Aqui também começam a surgir, ainda que levemente, os primeiros sintomas como enjoos e dores nas mamas.

Gestação semana a semana

Nas primeiras semanas, talvez você ainda nem saiba que está grávida

5ª a 7ª semana de gestação

Na quinta semana de gestação, o coração do bebê finalmente começa a bater! Ele ainda não se parece muito com um humano, mas cresce cada vez mais rápido. Aqui o tubo neural se fecha, e os rins e o coração se desenvolvem. Se você já sabe que está grávida, esse é o momento de pedir ao seu médico algum suplemento à base de ácido fólico, essencial para prevenir problemas no tubo neural. A 6ª semana de gestação possivelmente é uma das mais esperadas da gravidez. E sabe por que? É quando dá pra escutar o coração do bebê no ultrassom! Apesar disso, o embrião ainda é muito pequenininho, medindo no máximo 4 milímetros. As narinas, os olhos e as orelhinhas começam a tomar forma.  Azia e gases podem começar a incomodar a mamãe, e as roupas começam a querer começar a ficar um pouquinho mais apertadas. Com 7 semanas de gestação, o embrião dobra de tamanho. Ele fica cada vez mais parecido com um pequeno humano, agora com perninhas e bracinhos. Ele começa a escutar também, e seu cérebro continua se desenvolvendo. A boquinha e a íris dos olhos começam a se formar, assim como o pâncreas, intestino, pulmões e apêndice. É nessa fase que ele começa a se mexer na sua barriga!

8 semanas de gestação

Com 8 semanas de gestação, o pequenino ou pequenina não para de crescer, e já tem por volta de 20 milímetros, ou quase do tamanho de um grão de feijão mais ou menos. É nessa semana que se completa a formação do embrião, que daqui pra frente só cresce. Com oito semanas de gestação, os dentes do bebê começam a se formar. Os seios da mamãe começam a se preparar, e ficam mais inchados. O útero está crescendo e se adaptando conforme o crescimento do bebê. Aumentam os enjoos, o sono e o cansaço nesse período.

9 semanas de gestação

Os mamilos escurecem, e os seios ficam ainda mais volumosos com 9 semanas de gestação. A barriga ainda não apareceu, mas possivelmente você já descobriu a gravidez. Dores de cabeça e nas costas podem ficar mais fortes a partir daqui. As pálpebras do bebê estão se formando, e ele consegue ouvir cada vez melhor, porém ainda sem muita clareza. Que tal conversar um pouco com ele?

Gestação semana a semana

9 semanas de gestação, e ele - ou ela - não para de crescer

10ª e 11ª semanas de gestação

Ao alcançar 10 semanas de gestação, o 1º trimestre da gravidez começa a entrar na reta final. Nas próximas semanas, o bebê vai mais que dobrar de tamanho, crescendo cada vez mais rápido. Ele já consegue dar chutes, e todos os principais órgãos do corpo dele estão totalmente formados. Cabelo e unhas começam a aparecer. Com 11 semanas, o baby cresceu muito, e agora tem mais ou menos o tamanho de um dedo polegar. Ele chuta e se estica, esse serelepe!

12 semanas de gestação

O rosto do bebê está mudando, e os tecidos e órgãos que já se formaram crescem e amadurecem com muita velocidade. Aqui o bebê já começa a aprender a chupar e a abrir a boquinha. Ele deve ter algo em torno de 60 milímetros nesse momento. Seu corpo começa a mudar: seios e barrigas já cresceram um pouco mais, dando aquele ar de gravidinha. O risco de aborto espontâneo caiu muito com 12 semanas de gestação, então já dá para ficar mais sossegada.

13 semanas de gestação

A barriguinha caraterística de gravidez já despontou. O pequenino parece um mini bebezinho, todo formadinho, mas ainda bem pequeno. As náuseas estão cada vez menos frequentes, e o cansaço parece um pouco menor nessa fase. Chegou oficialmente o segundo trimestre da gestação!

14ª e 15ª semanas de gestação

O bebê consegue movimentar os dedos para "pegar", consegue piscar, franzir a testa, fazer caretas, chupar o dedo... Ele também passa a ter pelinhos por todo o corpo, uma espécie de penugem fininha que desaparece pouco antes do nascimento.  Os sabores doce e salgado também já podem ser distinguidos pelo bebê. A linha nigra, aquela faixa escura que aparece na barriga, pode aparecer agora, mas não se preocupe pois ela some logo após o nascimento do bebê. A partir da 15ª semana de gestação é possível saber o sexo do bebê, que ansiedade!

16 semanas de gestação

Com 16 semanas de gestação, o bebê está grandinho, quase do tamanho de uma maçã pequena. Os olhinhos se mexem mas as pálpebras continuam fechadas. Os ossos estão se fortificando, e ele inspira e expira líquido amniótico, o que fortalece os pulmões. A pele da futura mamãe está radiante, corada, exuberante! Tudo por conta do aumento do volume de sangue circulante no organismo nessa fase.

Gestação semana a semana

Com 16 semanas de gravidez, os ossinhos ficam cada vez mais fortes

17 semanas de gestação

E essa coisinha linda não para de crescer e se desenvolver! Nessa semana, muitas mulheres relatam sentir pela primeira vez o bebê mexer, com uma sensação que remete a algo como pequenas borboletinhas mexendo dentro da barriga, ai que delícia! As orelhinhas dele já estão na posição certa, e o bebê já está ficando mais gordinho!

18 semanas de gestação

Capriche na hidratação da pele, pois nesse período começam a ficar mais evidentes os inchaços. Hidratando, você ajuda a evitar as estrias indesejadas. Aqui começa o quinto mês de gravidez, e o bebê já tem quase o tamanho de uma mão adulta pequena. O sistema reprodutor dele ou dela já está pronto: útero, ovários, genitais masculinos, tudo já está por ali. Daqui pra frente, a qualquer momento o médico pedirá um ultrassom morfológico, que dirá como estão os órgãos do bebê.

19 semanas de gestação

Por causa do inchaço, evite o consumo de sal e cafeína. É importante fiar de olho na pressão arterial. A barriga não para de crescer, e daqui para frente aumentará mais ou menos um centímetro por semana. As funções do cérebro do bebê vão ficando mais e mais aprimoradas, e ele está cada vez mais inteligente!

20 semanas de gestação

Eis que com 20 semanas chega a metade oficial da gestação. O vérnix ou verniz caseoso, aquela substância gosmenta que sai com o bebê na hora do parto, já está o protegendo. Também está sendo produzido o mecônio, um material que é expelido na primeira vez que o bebê faz cocô. Nesse período, a mamãe pode sentir falta de ar, por conta da pressão do útero nos pulmões, o que é normal. Pode ser que agora surja o colostro, o leite que alimentará seu bebê nas primeiras mamadas.

Gestação semana a semana

Bebê com 20 semanas; é chegada a metade da gestação.

21 semanas de gestação

Fique de olho na alimentação! Além de fazer bem para você e para o bebê, alimentar-se corretamente evita o ganho desnecessário de peso. Evite o uso de saltos altos, pois o peso da barriga pode fazer com que você se desequilibre e sofra quedas. O bebê ouve tudo perfeitamente, então aproveite para conversar, cantar, contar histórias... é um momento único!

22 semanas de gestação

As unhas do neném já estão formadas e cobrem os dedinhos. Os brotos dentários, que darão origem aos dentes, também já começam a aparecer. Cuidado com a balança: com o aumento dos desejos alimentares nessa fase, se você não se controlar pode acabar ganhando muito mais peso do que deveria. Não precisa ser tão rígida, ou seja, permita-se vez ou outra comer uma guloseima, mas não exagere!

23 semanas de gestação

Com 23 semanas de gestação, o baby tem quase 30 cm, cresceu muito não é? A pele dele ainda está toda enrugada e fininha. Ver fotos de gestação e do desenvolvimento do bebê ajuda a ter uma ideia de como ele está aí dentro. Suas costas devem estar um pouco mais doloridas, e as estrias teimosas tentando aparecer. Uma dica: evite ao máximo coçar a barriga. Quando começar a coceira, passe hidratante no local e massageie, não ceda à tentação para não se arrepender depois! Se reparar que suas gengivas sangram ao escovar, procure seu dentista, mas não se preocupe: essa é uma reclamação comum entre as futuras mamães.

24 semanas de gestação

Sabia que nessa fase o bebê pode começar a gostar de doces? É, isso mesmo! Como as papilas gustativas estão em franco desenvolvimento, o gostinho pelos doces pode começar aí. Ele pesa em média 500 gramas, mas já já começará a engordar rapidamente. A partir daqui, as chances do bebê sobreviver caso ocorra um parto prematuro são cada vez maiores. Pode ser comum sentir tonturas, mas caso perceba algo de estranho, não hesite em procurar seu médico. Aproveite para relaxar comprando peças para o enxoval. Ah, e uma coisa muito importante: não deixe de lado sua vida íntima apenas por conta do crescimento da barriga. É saudável e faz muito bem!

Gestação semana a semana

24 semanas de gestação, e o bebê pesa por volta de meio quilo

25 semanas de gestação

Dormir a partir das 25 semanas de gestação começa a ficar cada vez mais difícil por conta do tamanho da barriga. Procure deitar de lado, com travesseiros entre as pernas, entre os braços, ou onde você sentir que precisa de apoio para relaxar. O cabelo do bebê está crescendo cada vez mais, e não só o dele, aliás. Você pode notar que os seus cabelos estão mais volumosos e brilhantes nesse período, por conta dos hormônios. Caso você ainda não tenha conseguido ver se o bebê é menino ou menina, agora é a hora de desvendar o mistério (caso ele ou ela colaborem). Além da dificuldade para dormir, você pode estar um pouco mais ansiosa ou irritada, e isso é comum. Procure fazer caminhadas leves, e executar atividades que lhe deem prazer. Evite cafeína, chá preto, refrigerantes à base de cola, e outros que podem aumentar a ansiedade.

26 semanas de gestação

Esse é o começo da fase de engorda do bebê. Além de ganhar peso suficiente até o momento do nascimento, a gordura corporal serve para protegê-lo ao sair do conforto da barriga da mãe. Neste momento ele deve pesar algo em torno de 1 kg. Quanto à sua saúde, é hora de ficar de olho no diabetes gestacional: o obstetra deve pedir nas próximas semanas um teste de glicemia para verificar se está tudo ok. Outro detalhe que merece atenção é a pressão arterial: caso ela suba, ligue para o seu médico. Pressão alta nesse momento pode significar uma pre-eclâmpsia.

27 semanas de gestação

Os dois primeiros terços da gravidez estão quase vencidos. O bebê já dorme e acorda, chupa o dedo e soluça bastante, inclusive você pode sentir esses soluços. Mas não se preocupe: é perfeitamente normal. Os desejos podem aumentar muito, e isso pode significar alguma carência nutricional, então fique de olho e converse com seu médico.

28 semanas de gestação

O bebê não para de crescer e de se mexer, o útero vai se esticando e se moldando a ele, e com isso você sente maior dificuldade para respirar. Isso acontece porque o pequenininho está empurrando seu diafragma com essa atividade toda, o que é comum. Seu nariz pode estar com algum pequeno sangramento, o que é comum. Mas não utilize qualquer medicamento sem o conhecimento do seu médico!

29 semanas de gestação

A cabeça do seu filhote está crescendo para acomodar adequadamente o cérebro. Aqui na 29ª semana de gestação, é possível que ele já tenha começado o movimento para se encaixar para o parto, se virando para ficar de cabeça para baixo. Se isso ainda não aconteceu, acontecerá nas próximas semanas. Capriche nos alimentos com ferro, pois o baby está crescendo muito rapidamente e precisa de nutrientes.

30 semanas de gestação

No último trimestre, que começou há duas semanas, é comum que as mamães ganhem mais ou menos meio quilo por semana. Mas não se assuste: é perfeitamente normal. Esse ganho de peso pode agravar o quadro de instabilidade emocional, que também deixa a mãe chorona, irritada, ansiosa, nervosa, tensa... Além dos hormônios, a proximidade do final da gravidez mexe com as emoções, e é normal. Conte com a ajuda de pessoas queridas e próximas nesse momento. Nessa fase, o bebê já sabe diferenciar claro e escuro, ou seja, se você ligar e desligar uma lanterna na frente da barriga, ele vai perceber a diferença, e até reagir quem sabe, dando chutinhos e pulinhos na barriga!

Gestação semana a semana

30 semanas de gestação: falta pouco!

31 semanas de gestação

Com 31 semanas de gestação, o peso virou algo complicado, tanto para as gestantes em forma quanto para as que engordaram um pouco além da conta. Os pés estão mais inchados, o que pede sapatos mais confortáveis. Daqui para frente, o bebê cresce em ritmo muito acelerado.

32 semanas de gestação

Com quase dois quilos, o bebê se mexe todo, do pezinho à cabeça. Se você notar que ele não está se mexendo tanto quanto deveria, procure seu médico. Não há razão para alarme, mas é bom verificar se está tudo certo. A partir daqui, como faltam apenas mais 8 semanas de gravidez em média, as visitas ao médico aumentam, afinal tem uma vida que cresce e se desenvolve cada vez mais dentro do seu corpo, e é importante manter tudo no ritmo correto. Visite o hospital, veja as instalações, converse com os profissionais de lá, e já comece a entrar no clima do parto.

33 semanas de gestação

A barriga cresce, a ansiedade cresce, o bebê cresce... E como cresce! A pele já não está mais enrugada, afinal ele esticou bastante, e pode já ter passado dos 43 centímetros.  Os ossos vão ficando cada vez mais resistentes, e ele está mais atento ao que acontece fora do conforto da barriga. A mamãe fica cada vez mais incomodada: dores nas mãos, formigamentos, coceira no corpo, azia... Mas calma: já já tudo isso acaba, e você vai ver que valeu - e muito - a pena.

34 semanas de gestação

O bebê já está praticamente pronto. Tente ficar o mais confortável possível, procurando posições adequadas para dormir e descansar. Se sentir tontura, saiba que é normal, principalmente se for época de calor. Nesse período, o médico deve pedir alguns exames para verificar como está o peso e o tamanho do neném.

35 semanas de gestação

E o barrigão agora virou mesmo um barrigão! Na reta final, a barriga está no ápice, e além de linda, está pesada. Dificuldade para caminhar, vontade de fazer xixi a toda hora, cansaço, são bem comuns nessa fase. O baby está apertadíssimo aí dentro, e não vê a hora de sair.

36 semanas de gestação

Coma alimentos mais leves, mais saudáveis, não descuide do seu corpo nessa fase. Daqui para frente, o bebê já não é mais considerado prematuro se nascer, e sim um bebê a termo, mas quanto mais ele permanecer na barriga até a 40ª semana de gravidez, melhor. Ele vai começar a encaixar definitivamente, ou seja, já vai alcançando a posição para um parto normal. Caso ele não vire até o momento do parto e permaneça sentado, pode haver necessidade de cesariana. Mas calma: ainda faltam 4 semanas.

Gestação semana a semana

A partir de 36 semanas de gestação, o parto pode acontecer a qualquer momento.

37 semanas de gestação

Com 37 semanas de gestação, a ansiedade está a mil! Os pelos, ou o lanugo, começam a cair, e o vérnix começa a se desprender, e esse material será ingerido por ele e formará o mecônio, o primeiro cocozinho do bebê. As contrações leves já podem começar a dar as caras, mas elas são comuns, e estão preparando seu corpo para a hora H.

38ª a 40ª semana de gestação

Última quinzena de gestação. Começa a dar saudade da barriga antes mesmo dela desaparecer com a chegada do bebê, mas por outro lado não vemos a hora que ele chegue! Você já pode começar a usufruir a licença maternidade, afinal é hora de desacelerar. Alguns sintomas da gravidez na reta ficam ainda mais fortes, como os inchaços e azia, mas são comuns. Agora é só aguardar para ouvir o primeiro choro da vida desse ser tão querido que vem para iluminar a vida! Bom parto!

17 comentários
  1. Posted by hynara
  2. Posted by ana paula
  3. Posted by rosaria
  4. Posted by gracilene
  5. Posted by Rayane Tanigueyko
  6. Posted by Erika
  7. Posted by Ana Paula Lima S
  8. Posted by amanda carraretto
  9. Posted by Elies
  10. Posted by Ana Camila
  11. Posted by ane caroline
  12. Posted by Valdivia
  13. Posted by Sabryna Lya
  14. Posted by Lorrane
  15. Posted by ana dinis
  16. Posted by darliane
  17. Posted by cristiane

Deixe um comentário