Grávida com DST

"Estou grávida e tenho uma doença sexualmente transmissível". Uma dúvida muito séria que muitas mulheres enfrentam quando ficam grávidas é quanto sua condição de saúde. Um estudo recente mostrou que isso é mais comum do que se imaginava: cerca de 42% das gestantes brasileiras estão contaminadas com algum tipo de DST.

O estudo foi realizado pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde realizado, aplicado em seis cidades brasileiras. O resultado realmente assusta ao imaginarmos que quase metade das mulheres em situação de gravidez 42% apresentam algum problema. O levantamento foi feito com 3.303 mulheres grávidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza e Goiânia.

A maior causa do problema é a falta do uso de preservativos por mulheres comprometidas.

Outros ítens do perfil das mulheres entrevistadas (período 2004/2005):

90% das mulheres analisadas tinham renda de até dois salários mínimos.
Idade de até 47
Parceiros estáveis
49% nunca usam preservativo com o parceiro fixo,
20 % teve mais de um parceiro sexual nos 12 meses anteriores.

As DSTs mais encontradas no estudo foram clamídia (uma infecção que pode danificar o aparelho reprodutivo da mulher) e sífilis, transmitida através do contato direto com a ferida.

Outras DST apresentadas:

57,8% das gestantes tiveram corrimento vaginal anormal;
6,5% de verruga genita;
4,4% de ferida genital;
4,3% de vesículas genitais;
25,2% de dor pélvica.

Tenho DST e estou grávida

Caso você esteja grávida e tenha (ou desconfie que tenha) qualquer DST, saiba que além de uma gravidez de risco esta doença pode ser tratada mesmo durante a gravidez. Portanto procure seu médico já.

O não tratamento adequado a curto prazo pode levar a má formação do feto, parto prematuro e até ao aborto.

Sobre este quadro, o governo diz que planeja lançar novos estudos e campanhas ao longo do ano, chamando a atenção das mulheres para a gravidade do problema e incentivando o uso de preservativos mesmo para casais que têm uma relação estável.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.