Gravidez após os 40: dúvidas e anseios

Carreira, vida social, estudos… A vida da mulher moderna é cada vez mais repleta de compromissos e sonhos, e, com a rotina atribulada comum principalmente nos grandes centros urbanos, a concretização da maternidade acaba sendo adiada, e quando percebemos, os 40 anos já estão batendo à nossa porta. Em outros casos, a maternidade chega a ser planejada para mais cedo, mas não acontece, e o relógio biológico não para de correr. O que antes poderia ser uma decisão absolutamente arriscada para mãe e criança - a gravidez após os 40 - se torna cada vez mais uma tendência, principalmente por conta dos avanços da medicina.

Riscos e vantagens da gravidez após os 40

Quanto mais avançada a idade da mulher, mais aumenta a possibilidade de abortamento, prematuridade, diabete gestacional, hipertensão específica da gravidez e distócia funcional - trabalho de parto lento. Além disso, os riscos associados a alterações cromossômicas como a síndrome de Down também crescem. No entanto, a medicina conta com cada vez mais recursos que reduzem o impacto da gravidez tardia tanto nas mães quanto nos fetos.

Gravidez após os 40

Por outro lado, adiar o sonho da maternidade permite que a mulher receba seu bebê em melhores condições, com mais estabilidade financeira e profissional. O lado emocional também conta: as mulheres tendem a se sentir mais seguras como mães.

Medicina reprodutiva a favor

A empresária Cláudia Martorello Coelho ,de 52 anos, tentou engravidar durante seis anos. No meio deste período, descobriu que possuía uma obstrução nas trompas, o que dificultava a gestação. Decidiu então ir atrás dos métodos da medicina reprodutiva para realizar o seu sonho.

Cláudia finalmente foi mãe após os 40, mais precisamente aos 45 anos, e hoje relembra como aconteceu o processo. “Passei por cinco médicos, inclusive por um especialista que cuidou da gravidez de uma famosa apresentadora de TV, e nada.”, relembra. “Após diversas tentativas frustradas, finalmente encontrei uma clínica em São Paulo que me inspirou total confiança, e iniciei um tratamento que durou três longos meses repletos de ansiedade. A técnica utilizada foi a fertilização in vitro (FIV), e o médico, Dr. Alfonso Massaguer, foi enfático ao dizer que, com a minha idade, as chances eram muito reduzidas, porém a gestação ainda tinha chances de acontecer.”

Apesar das chances reduzidas da gravidez após os 40, o resultado do tratamento foi positivo, e Claudia finalmente conseguiu consumar o grande anseio de sua vida. “Hoje minha filha Christina tem sete anos de idade, e a cada dia é mais forte o amor que sentimos por ela. Chris veio para iluminar nossas vidas.”

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.