Gravidez psicológica

A gravidez psicológica, também chamada de pseudociese ou pseudo gestação, afeta humanos e animais. Mas o que é exatamente a gravidez psicológica, e por que ela acontece? Quem está suscetível a ter uma gestação psicológica? Como ela deve ser tratada? Saiba mais sobre a gravidez psicológica e seus sintomas e tratamento.

Existe gravidez psicológica?

Por conta de alguns casos famosos de pseudociese que no fim foram desmascarados e constatadas as fraudes, algumas pessoas ainda tem dúvida sobre se existe gravidez psicológica mesmo. Sim, ela existe, e trata-se de um transtorno psicológico que acomete mulheres e também algumas espécies de animais. Ela causa sintomas, e pode de fato parecer com uma gravidez normal, mas nada mais é que um sinal de que o corpo ou a mente não estão em equilíbrio.

Por que ocorre a gravidez psicológica?

Por que ocorre a gravidez psicológica?

Sintomas de gravidez psicológica

A gravidez psicológica causa sintomas bem parecidos com os de uma gestação normal. Isso acontece por conta do estímulo psicológico do hipotálamo e da hipófise, regiões do cérebro que geram um aumento de prolactina no sistema endócrino da mulher, resultando no aparecimento dos sintomas de uma gravidez verdadeira, porém sem a presença de um bebê.

Os sintomas de gravidez psicológica são:

- enjoos

- tonturas

- menstruação atrasada

- dores e inchaço nas mamas

- produção de leite

- crescimento da barriga

Além disso, algumas mulheres com pseudociese chegam a "sentir" o movimento do bebê na barriga, o que na verdade nada mais é do que a presença de contrações musculares desencadeadas pela excreção dos hormônios no organismo. A descoberta de que a gravidez não é real geralmente ocorre por uma combinação de fatores. Nem sempre os exames laboratoriais, ou seja, o exame de sangue, resultam negativos em uma situação de pseudociese. Por isso, se há a suspeita, outros fatores devem ser considerados, como a solicitação de uma ultrassonografia que pode confirmar por meio das imagens se há ou não um bebê no útero.

Causas da gravidez psicológica

E quais são as causas da gravidez psicológica? Por que ela acontece? As possíveis causas da pseudociese são o desequilíbrio emocional, a baixa auto-estima, o medo de não conseguir engravidar, abortos recentes, transtornos de personalidade, depressão, entre outros.

A gravidez psicológica deve ser tratada

A gravidez psicológica deve ser tratada

Gravidez psicológica tratamento

A constatação da gravidez psicológica é um grande baque na vida da mulher, pois afinal ela ocorre em consequência de tanto a mulher desejar a gestação, na maioria dos casos.

O tratamento da gravidez psicológica é feito à base de medicamentos que regularizam os hormônios e normalizam a menstruação, além de cessar a excreção de leite materno no caso das mulheres que passaram a produzi-lo.

Além dos medicamentos, o acompanhamento psicológico é fundamental, pois a mulher precisa compreender tudo que ocorreu e está ocorrendo, e aprender a lidar com a situação. O apoio dos familiares é fundamental nesse momento.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Posted by Thai

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.