Gravidez semana a semana: 7ª semana

Com 7 semanas de gravidez, acontece um crescimento rápido do embrião, que pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.

Nesse período, os pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase completos e, pela ultrassonografia endovaginal, podemos identificar os olhos, as orelhas e a boca. Na 7ª semana de gravidez, o coração chega a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.

A placenta já está pronta e o cordão umbilical desenvolve-se. É com sete semanas de gravidez que os primeiros movimentos começam.

No corpo da mulher, as mudanças já começam a ser notadas por outras pessoas. O aspécto de gestante define-se. Fisicamente, acontece o fechamento da passagem do colo do útero, que só vai voltar a abrir na hora do parto.

Um sintoma da gravidez comum na sétima semana é a prisão de ventre. Se for muito incômoda, a melhor solução é tomar muito líquido e comer alimentos ricos em fibras.

Na 7ª semana de gravidez, alguns exames específicos são extremamente necessários. Eles servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. Converse com seu médico a respeito desses exames, que são escolhidos conforme da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal.

Esse texto faz parte do especial Gravidez Semana a Semana do Gestantes.Net. Você pode verificar os artigos sobre a 1ª semana de gravidez, 2ª semana de gravidez, 3ª semana de gravidez, 4ª semana de gravidez, 5ª semana de gravidez e 6ª semana de gravidez.

Deixe um comentário