Infecção urinária na gravidez

A infecção urinária na gestação é um dos problemas de saúde que mais acometem as futuras mamães. É comum que atinja entre 10% e 20% das mulheres gestantes, sendo que ocorrem com mais frequência no primeiro trimestre da gravidez. É preciso ficar de olho, pois a infecção de urina pode trazer consequências mais graves se não for bem tratada.

Infecção urinária na gravidez

A infecção de urina na gravidez acontece por diversos motivos. A urina da mulher grávida contém mais glicose em razão das alterações hormonais comuns no período da gestação, e dessa forma, a uretra fica mais suscetível à proliferação de bactérias. Além desse motivo, o hormônio progesterona relaxa os músculos da uretra, diminuindo a velocidade do fluxo da urina dos rins para a bexiga, o que aumenta as condições favoráveis à proliferação das bactérias. Outro grande motivo é a baixa de resistência do organismo das gestantes, que ficam mais vulneráveis ao ataque de outros vírus e bactérias.

Ingerir líquidos previne a infecção urinária na gestante

A cistite, forma mais comum e menos grave da infecção urinária, causa infecção na bexiga. Pode ser causada por bactérias que são transferidas do intestino para a bexiga através da uretra. Já a forma mais grave da infecção é a pielonefrite, que acomete os rins.

A cistite pode não apresentar sintomas, mas, na maioria das vezes, a infecção pode levar a sintomas como dor e ardor ao urinar, sensação de desejo frequente de urinar mas com pouca quantidade de urina, mudanças no cheiro e na cor da urina. Já nos casos mais graves, como na pielonefrite, os sintomas são náuseas, vômitos, febre, urina turva com odor forte, calafrios e dor intensa na região  dos rins.

Na forma mais grave de infecção urinária na gravidez, a pielonefrite, as toxinas liberadas pelas bactérias  podem causar contrações do útero levando ao trabalho de parto prematuro, abortos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada, por isso é extremamente importante ficar atenta a qualquer sintoma de alteração na urina.

Como evitar a infecção urinária na gravidez

Durante o pré-natal os médicos pedem exames frequentes de urina, diagnosticando rapidamente a infecção urinária caso ela ocorra. Beber bastante líquido durante todo o dia (de 1 a 2 litros) é recomendado para evitar a infecção, assim como evitar segurar o xixi muito tempo quando tiver vontade de ir ao banheiro. É fundamental cuidar bem de sua higiene pessoal, mantendo a região íntima sempre bem higienizada, e passando o papel higiênico de frente para trás.

O tratamento da infecção urinária na gestação é feito com antibióticos, que devem ser indicados pelo seu médico. Nunca tome nenhum medicamento na gravidez sem prescrição médica, pois há riscos de afetar com seriedade a sua saúde e a do seu bebê.

66 comentários
  1. Posted by miriam
  2. Posted by debora
  3. Posted by Janaina Teixeira Gomes de Souza
  4. Posted by elisangela
  5. Posted by valérika gomes mendes
  6. Posted by sofia
  7. Posted by wesley bailey
  8. Posted by aline
  9. Posted by Ana Taysa
  10. Posted by Paulinha
  11. Posted by mayara de paula
  12. Posted by ivania
  13. Posted by janaina oliveira
  14. Posted by Nilcelene
  15. Posted by aline
  16. Posted by alyne
  17. Posted by carla moreira
  18. Posted by Monik Heloisa
  19. Posted by LCENEIA
  20. Posted by Thais
  21. Posted by Joelma
  22. Posted by renata cristina
  23. Posted by monique
  24. Posted by Veida de Oliveira Soares
  25. Posted by kelly
  26. Posted by Gleicyane
  27. Posted by Gleicyane
  28. Posted by Renata
  29. Posted by carol
  30. Posted by cristina
  31. Posted by fabieli
  32. Posted by carol
  33. Posted by Alini
  34. Posted by jullie
  35. Posted by aldely
  36. Posted by Maria
  37. Posted by alinne
  38. Posted by viviane
  39. Posted by Paula
  40. Posted by simone
  41. Posted by joelma
  42. Posted by Jessica Matos
  43. Posted by Jhe
  44. Posted by Claudi
  45. Posted by leni
  46. Posted by tania
  47. Posted by paty
  48. Posted by gislaine
  49. Posted by greisiane
  50. Posted by joyce
  51. Posted by Elainy
  52. Posted by juraci
  53. Posted by amanda mendes
  54. Posted by anne
  55. Posted by mel
  56. Posted by paula p silva
  57. Posted by ELIZABETH
  58. Posted by poliana
  59. Posted by iolanda maria
  60. Posted by Geraldo
  61. Posted by Alessandra
  62. Posted by Giselle
  63. Posted by raissa