Infecção Urinaria

Nos dias atuais, as pessoas estão mais atentas e cuidadosas quanto à Infecção Urinária. Isso porque há mais informações disponíveis e, depois da fatalidade que aconteceu com a modelo Mariana Bridi, todo mundo concorda que não se pode vacilar, mesmo que o caso da modelo tenha surpreendido até aos médicos. Mariana Bridi morreu em conseqüência de uma infecção generalizada que começou com uma “simples” infecção urinária.

Porém, a evolução da infecção urinária para um quadro generalizado que leve à morte é muito rara. A infecção do trato urinário (ITU) é caracterizada pela invasão e infecção de bactérias que afetam o trato urinário. Apesar de ser mais comum nas mulheres, os homens também estão sujeitos a desenvolverem uma infecção urinária.

A infecção urinária é mais comum nas mulheres porque elas possuem uma uretra mais curta, assim fica mais fácil para que as bactérias cheguem à bexiga.

Causas da Infecção Urinaria

A maior parte das infecções urinárias é causada pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que é uma amiga do nosso corpo quando está no trato intestinal, mas quando ela por algum motivo entra em contato com o sistema urinário, torna-se nociva e causa um bom prejuízo e bastante sofrimento à mulher.

Tipos de Infecção Urinaria

Existem dois tipos de infecção urinária, o mais comum você conhece como cistite, que é a infecção da bexiga urinária. O outro tipo é a pielonefrite, uma infecção renal que é considerada a mais grave.

Sintomas da Infecção Urinaria

A maioria das mulheres conhecem muito bem os sintomas da infecção urinária. Mas como identificar, pelos sintomas, qual é a cistite e qual é a pielonefrite?

Os sintomas da cistite são dor e ardência ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro urinar, mas quando chega lá, sai pouca urina, dor na uretra, dor na pélvis e algumas vezes a mulher pode ter febre baixa e sangue na urina.

Já na pielonefrite os sintomas são dores nas costas (na altura dos rins), febre alta, calafrios e náuseas.
De qualquer maneira, os sintomas não são suficientes para se ter um diagnóstico. Não saia por aí comprando e tomando medicamentos sem fazer uma consulta médica.

Tratamento da Infecção Urinaria

Depois de passar pelo médico e ser diagnosticado um quadro de infecção, o médico avaliará qual o melhor tratamento, geralmente feito através de medicamentos que, por se tratar de antibióticos, deve ser respeitado e seguido à risca, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

Para prevenir a Infecção Urinária:

Cuidados gerais com a higiene pessoal;

Não levar as bactérias da região anal para a uretra. Por isso é muito importante as meninas, desde criança, receber orientação para fazer a higiene da frente para trás ao usar o banheiro e no banho;

Lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro;

Como o sangue é um meio de proliferar bactérias, durante o período menstrual as mulheres devem trocar frequentemente os absorventes;

Beber muita água, o ideal é 2 litros por dia;

Não “segurar” a vontade de ir ao banheiro e reter a urina por muito tempo;

Algumas mulheres sofrem de infecção urinaria após fazer sexo. Nesses casos, uma boa dica é beber água antes e depois da relação. Assim elas podem esvaziar a bexiga o quanto antes .

Como podem ver, são procedimento simples que podem melhorar muito sua qualidade de vida.

Já escrevemos aqui sobre a infecção urinária durante a gestação, leia e cuida-se!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.