kits de previsão da ovulação

Já escrevemos aqui sobre a ovulação, e conhecê-la é fundamental para quem deseja engravidar. Mas como saber quando a ovulação acontece? É possível saber quando estou ovulando? (calendario ovulação)

Sim. É possível, acompanhe o texto a seguir.

A ovulação é a libertação de um óvulo maduro de um dos ovários, e isso acontece todo mês. Quando o óvulo é fertilizado por um dos espermatozóides do homem desenvolve-se a gravidez. Já quando o óvulo não é fertilizado, ele é eliminado pelo organismo através do fenômeno que conhecemos como menstruação, geralmente duas semanas após o início do processo da ovulação. Normalmente, é libertado apenas um óvulo por mês, cerca de 14 dias antes do início do ciclo menstrual.

Mas como posso identificar quando estou ovulando?

Através dos kits de previsão de ovulação, que permitem determinar se uma mulher está ovulando e qual o período correto. Porém, esse kit não é algo que deve ser banalizado e deve ser utilizado apenas depois de um bom período de tentativas naturais para engravidar.

Como funciona o kit de ovulação?

Os kits de previsão da ovulação funcionam da seguinte maneira: eles utilizam uma análise de urina ou à saliva para detectar a presença de certos hormônios que, por sua vez, indicam quando a ovulação está iminente.

A base da detecção é através do hormônio luteinizante (LH) na urina (o pico de LH), ou na alteração do padrão da saliva, que ocorre geralmente 24 a 36 horas antes da ovulação. Amulher tem mais probabilidades de engravidar nas 36 horas após a detecção do pico de LH.

Como usar o kit de previsão de ovulação?

Para realizar o teste com urina, você deve recolher uma amostra de urina diariamente no mesmo horário. Para evitar uma possível diluição da urina, a mulher não deve ingerir qualquer líquido entre uma a quatro horas antes de recolher a amostra.

Já com o teste de saliva, a mulher deve colocar uma gota de saliva na lâmina e deixar a amostra secar. Após cerca de minutos, ela deve examinar a amostra através da lente de um pequeno microscópio fornecido com o Kit.

Onde comprar o Kit de previsão de ovulação?

Os kits de ovulação são vendidos em farmácias. Existem várias marcas e a maioria delas inclui instruções completas sobre a utilização do kit e eles são razoavelmente confiáveis, capazes de prever a ovulação com 36 horas de antecedência, o que facilita o planejamento das relações sexuais.

Cuidados e sugestões ao utilizar o kit de ovulação

O kit de previsão de ovulação pode ser complicado e alguns fatores podem interferir no seu resultado. Para funcionar efetivamente os testes do kit devem ser realizados ao longo de vários dias. Até que a mulher consiga identificar seu período. Além disso, o teste realizado apenas uma vez por dia, pode não detectar o momento da ovulação.

Isso sem mencionar que o kit pode não funcionar em mulheres com ciclos irregulares.
Alguns medicamentos para a fertilidade podem invalidar os resultados do teste, pois a maioria desses medicamentos contém hormônios.

Um outro fatos complicado é que o kit pode aumentar a ansiedade do casal em seu desejo de ter um filho, e gerar ainda mais stress.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

2 comentários
  1. Posted by LUZIMAR
  2. Posted by Thais Cristina

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.