Laqueadura

Também conhecida como ligadura de trompas, a laqueadura é  uma cirurgia que desempenha um método anticoncepcional definitivo para mulheres. Apesar de acessível até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a realização dessa cirurgia obedece a alguns pré-requisitos estabelecidos pela Lei do Planejamento Familiar (número 9.263, de 12 de janeiro de 1996).

De acordo a legislação, estão aptas para a realização da laqueadura devem as mulheres maiores de 25 anos, que já tenham ao menos dois filhos, ou em casos específicos em que uma futura gravidez possa trazer riscos de morte.

O que é laqueadura?

Considerada um processo de esterilização, a laqueadura consiste no fechamento das tubas uterinas a fim de impedir que os óvulos se encontrem com os espermatozoides liberados durante o ato sexual. Para isso, os cirurgiões realizam cortes nas extremidades das trompas e fazem uma espécie de nó.

laqueadura

Laqueadura de Trompas

Apesar de ser um método anticoncepcional definitivo, a laqueadura de trompas não altera o ciclo menstrual. Por se tratar de intervenção cirúrgica, não há qualquer alteração nos níveis hormonais femininos, que continuam a se manter normalmente.

Laqueadura engorda?

Vale lembrar que independentemente do método utilizado para a realização da operação, a intervenção cirúrgica necessita de anestesia e também de um período de repouso pós-operatório. Além disso, não há evidência científica de que o procedimento gere qualquer tipo de alteração metabólica que implique no ganho de peso.

As ocorrências de efeitos colaterais da cirurgia são extremamente baixas, mas podem incluir complicações relacionadas à anestesia, infecções, hemorragias e lesões na bexiga e nos intestinos. Todos os riscos para a mulher devem ser discutidos juntos à equipe médica e pelo ginecologista que atendem a futura candidata à cirurgia.

Laqueadura pelo SUS

A cirurgia é realizada gratuitamente pelo SUS, desde que a candidata ao procedimento respeite algumas regras para sua execução: São elas: ser maior de 25 anos e ter dois ou mais filhos vivos. Para maiores esclarecimentos sobre as leis que envolvem o procedimento e tempo de espera pela cirurgia no SUS, procure um médico ginecologista em uma unidade básica de saúde.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.