Menstruação irregular

O que causa a menstruação irregular? Quais são os motivos que levam ao descontrole ou suspensão do ciclo menstrual? Quais sintomas a menstruação irregular pode causar no nosso organismo?

Os problemas de menstruação atrasada ou irregular são mais comuns do que imaginamos, e podem acontecer em qualquer fase da vida da mulher. As causas são várias, e o tratamento varia conforme a necessidade.

Ciclo menstrual irregular

As falhas no ciclo menstrual podem ocorrer vez ou outra na nossa rotina e não sinalizar nada sério. Noites mal dormidas, cansaço, ansiedade, ou até mesmo nenhum motivo aparente podem ocasionar atrasos ou mudanças na menstruação, e nem por isso significarem algo de mais alarmante acontecendo. Porém, se a menstruação tiver duração superior a oito dias, intervalos consecutivos maiores que 35 dias ou menor que 25 ou fluxo muito intenso, é hora de ficar alerta.

Menstruação irregular

Entenda um pouco mais sobre a menstruação irregular

Oscilações no ciclo também podem ser sinal de que algo não vai bem: se em um mês a menstruação for muito forte e tiver uma duração maior, e no mês seguinte ela vier em pouca quantidade e durar pouco, ou vice-versa, pode ser o momento de visitar o médico e verificar o que pode estar acontecendo.

Mulheres que sempre tiveram ciclos irregulares desde a menarca (primeira menstruação) podem apresentar tais alterações durante toda a vida e isso ser considerado normal, dependendo do diagnóstico médico. A menstruação irregular também é considerada normal quando acontece até dois anos após a primeira menstruação, conforme o organismo se adapta à nova condição e amadurece.

Menstruação irregular causas

E quais são as principais causas da menstruação irregular? São elas:

- alterações hormonais ocasionadas por ovários policísticos
- disfunções da tireoide
- obesidade
- miomas uterinos
- endometriose
- pólipos uterinos
- distúrbios emocionais e stress
- uso de dispositivo intra-uterino (DIU)
- má alimentação decorrente de dietas muito restritivas
- excesso de atividade física
- bulimia ou anorexia

Menstruação irregular e gravidez

A irregularidade menstrual costuma indicar uma falha do próprio organismo da mulher na produção de algum tipo de hormônio sexual, podendo ser causa da escassez ou excesso deles no corpo. O mais comum nesses casos é a baixa produção de progesterona, o que pode impedir a gravidez.

Menstruação irregular

Irregularidade menstrual e suas causas

Quem tem menstruação irregular pode engravidar?

E como fica o sonho de ser mãe para as mulheres que tem problemas com o ciclo menstrual? Quem tem menstruação irregular pode engravidar?

Os ciclos irregulares podem dificultar a gravidez no sentido de poderem ser sintomas de algo em desequilíbrio no organismo. Quando os ciclos são irregulares e os hormônios alterados, a ovulação pode ser afetada, e outras desordens que podem causar infertilidade temporária podem acontecer. Portanto, se você notar irregularidades menstruais em mais de dois ciclos seguidos, procure um ginecologista, que solicitará exames e poderá diagnosticar corretamente o que pode estar acontecendo. E lembre-se: uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos evitam uma série de problemas de saúde, inclusive alguns relacionados aos distúrbios hormonais.

6 comentários
  1. Posted by Liliane
  2. Posted by priscila
  3. Posted by andreia
  4. Posted by lisiane
  5. Posted by Gabriela
  6. Posted by melissa

Deixe um comentário