Nutrição da Gestante

Não existe segredo. Uma gestação saudável pode ser potencializada por uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Portanto é importante que nessa fase a futura mamãe tenha consciência de que trocar o Mc Donald’s por legumes no vapor só trará benefícios, e nem é tão sacrificante assim.

Alimentação da Gestante

Seria muito bom se todas as mulheres, ao engravidar, marcassem uma consulta com uma nutricionista. Apesar de você poder encontrar na internet diversos cardápios para gestantes, uma profissional de nutrição poderia desenvolver um programa específico de alimentos adequado a situação de cada mulher grávida.

Com uma dieta adequada, rica e saudável, você evita inúmeros problemas que vão da simples falta de conforto na gravidez, ganho excessivo de peso até situações graves como má formação do bebê.

Gestante e nutrição

Melhor ainda seria se a mulher marcasse uma consulta com um nutricionista antes de engravidar. Assim o profissional poderia fazer uma avaliação criteriosa, identificando casuais deficiências nutricionais, podendo assim preparar melhor o corpo da futura mamãe para a fecundação e uma gravidez com mais chances de sucesso, inclusive.

Para a formação e desenvolvimento do bebê, a nutrição da gestante deve ser completa. Porém, sabe-se que no Brasil grande parte das mulheres grávidas tem uma dieta pobre em cálcio e ácido fólico, que são alguns dos nutrientes primordiais durante toda a gravidez.

O cálcio ajuda a controlar a pressão arterial. Já o ácido fólico tem participação fundamental na formação do tubo neural.

Nutrição exagerada de gestante

Agora que falamos de falta de nutrientes, vamos falar sobre um assunto pouco comentado: a “superdosagem” de determinados nutrientes do organismo também podem ser prejudiciais para a gravidez. Por exemplo, o consumo excessivo de vitamina A pode causar deformidades no feto. Por isso é importante conversar com seu médico sobre qualquer tipo de produto que você venha utilizar durante a gravidez, um simples cremes antirrugas costuma trazer em sua composição o ácido retinóico, que é um tipo de vitamina A e deve ser evitado, mas poucas mulheres sabem disso. Portanto, apesar de não ser ingerido, este é um assunto que deve entrar para o tópico de nutrição para gestante.

Portanto, a sugestão do Gestante é para que, se possível, você marque uma consulta com um nutricionista. Pode ter certeza de que ele tem muito a oferecer quando o assunto é saúde e bem estar na gravidez, afinal, ganho em excesso de peso, diabetes gestacional , hipertensão, azia, náuseas e até mesmo prisão de ventre são problemas que podem ser eliminados com uma alimentação adequada.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Posted by Edneia pereira

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.