O Pré Natal

Para quem vive nos grandes centros urbanos, a conveniência de ter por perto farmácias, hospitais e consultórios médicos é tão banal que passa despercebida. Mas o Brasil é um País de proporções continentais e, infelizmente, essa conveniência está longe de ser banal na maior parte do nosso território, onde a maioria das pessoas, para ter acesso a um simples atendimento médico, precisa muitas vezes viajar centenas de quilômetros de ônibus, trem e até barco.

Se há tanta dificuldade para passar por uma consulta simples, imagine então pessoas que vivem em locais remotos conseguindo fazer uma consulta pré natal... utopia não?

Mas mesmo cansadas de saber disso, muitas pessoas ainda negligenciam o Pré Natal mesmo nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio. Um erro que deveria ser considerado um crime conta a vida.

O pré-natal é fundamental para potencializar uma boa gestação e evitar riscos desnecessários para a gestante e para o bebê. Além disso, a Gravidez é um período de muitas mudanças e a futura mamãe precisa de orientações sobre o que pode continuar fazendo ou deve deixar de fazer neste período e o médico do pré natal é a pessoa mais adequada para orientar ou encaminhar a gestante a um especialista qualificado.

O que é Pré Natal?

Chamamos de Pré Natal o acompanhamento médico que acontece do momento em que a mulher sabe que está grávida até o nascimento do bebê e dedica-se a exatamente isso: garantir a saúde e desenvolvimento da gravidez, mamãe e bebê. O médico do pré-natal acompanha, examina, orienta, o esclarece, diagnostica qualquer possível alteração da saúde da gestante ou do bebê e tira todas as suas dúvidas.

Hoje em dia praticamente todos os planos de saúde oferecem opções de Pré Natal. Quem não possui um plano de saúde pode fazer gratuitamente o pré-natal pelo SUS. Muitos dos médicos entregam para o casal um manual pré natal.

Assistência pré natal

A taxa de mortalidade da gestante durante a gravidez ou no parto, e natimortos ainda é considerada alta no Brasil. Isso reflete a imaturidade da população quanto à importância do pré-natal.

Com o pré natal todos os riscos são diminuídos, além do acompanhamento e da série de orientações que o médico vai proporcionar, fazendo com que o casal vá muito mais tranqüilo para o momento do parto.

O Pré Natal deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigatoriedade nos casos de gestantes com problemas de obesidade, diabetes ou hipertensão. Nestes casos, é fundamental o tratamento para alcançar um equilíbrio do corpo até o nascimento.

Pré Natal exames

Geralmente logo na primeira consulta de pré natal são solicitados alguns exames, para verificar a situação atual da saúde da mãe e nortear o médico quando aos próximos passos.

Os exames de pré natal solicitados geralmente são sorologias para toxoplasmose, rubéola, hemograma, citomegalovírus, exame de fezes, glicemia de jejum, tipagem sanguínea + fator RH, sífilis, AIDS, hepatite B e C, urocultura + antibiograma, Papanicolau e ultrassonografia obstétrica.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Posted by Iolene pacheco

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.