O que uma grávida deve comer? Cardápio

O que uma grávida deve comer? A alimentação durante a gravidez fornece a energia e os nutrientes necessários para o bebê se desenvolver, por isso o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado. Cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas não podem faltar na lista que inclui o que a grávida deve comer.

Cardápio para grávidas

Sabemos que álcool, gorduras e excesso de açúcares não fazem bem em nenhuma época da vida, e na gravidez o cuidado com esses alimentos deve ser redobrado. Eles estão inclusos na lista do que uma grávida não deve comer. Porém, uma guloseima muito de vez em quando não faz mal nem à gestante nem ao seu bebê.

Mas o que está permitido comer durante a gravidez? O que a grávida deve comer para garantir sua saúde e a saúde do seu bebê? Vamos à lista:

O que uma gestante deve comer na gravidez?

Carnes magras, aves e peixes

Vitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas – todos essenciais para o desenvolvimento do feto – são encontrados nesses alimentos. Evite peixes crus.

Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja)

Contêm ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não podem ficar ausentes do cardápio das grávidas.

Laticínios (leite, queijo e iogurte)

São excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê. Também são fonte de proteínas, que são responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos de mamãe e bebê.

Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas)

Alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são uma boa pedida, pois elas são enriquecidas com ácido fólico, uma vitamina que previne defeitos congênitos, principalmente no cérebro e na medula espinhal. Dê espaço também às massas integrais, que possuem nutrientes importantes. O consumo desses carboidratos fornece energia para o organismo da mamãe.

Hortaliças

Tomate, ervilha e brócolis são também fontes de ácido fólico, a vitamina do complexo B que previne a malformação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinhal da criança. As verduras e legumes também possuem niacina, assim como o leite e as carnes magras. Essa vitamina transforma a glicose em energia, mantendo a vitalidade das células maternas e fetais e estimulando o desenvolvimento cerebral do feto.

Frutas

As frutas são ricas em fibras, por isso ajudam a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez. Também possuem tiamina, que estimula o metabolismo energético, e vitamina C, no caso das frutas cítricas.

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